MENU

07/11/2023 às 19h19min - Atualizada em 07/11/2023 às 19h30min

Ministério Público realiza concurso de redação e de vídeo em Imperatriz sobre violência de gênero

Atividade voltada para alunos da rede pública faz alusão aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Iane Carolina
CCOM-MPMA
Promotora Gabriele Gadelha titular 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de Imperatriz - Foto: Divulgação
 
O Ministério Público do Maranhão realiza concurso de redação e de vídeo de reels para alunos do 8º ano da rede pública de ensino de Imperatriz. Coordenada pela 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de Imperatriz, a atividade faz alusão ao movimento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. São parceiros do MPMA na organização do evento o Município de Imperatriz, o Projeto Mermãs Digitais e a Academia Imperatrizense de Letras.

As inscrições podem ser feitas de 7 a 14 de de novembro. Alunos de 51 escolas do município podem participar. Dentre os prêmios estão smartphones, kindles e bolsas de curso de inglês. São três os temas que podem ser escolhidos: “Desafios da igualdade de gênero no ambiente de trabalho”; “Empoderamento feminino e cultura”: “Superando estereótipos e empoderamento feminino e educação: capacitando futuras líderes”.

De acordo com a titular da 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de Imperatriz, Gabriele Gadelha, o concurso tem por finalidade sensibilizar estudantes e promover a orientação sobre a importância da prevenção às práticas cotidianas de violência contra as mulheres.

Os professores das 51 escolas participantes farão uma seleção prévia dos trabalhos, com a escolha dos três melhores reels e redações, que farão parte da final do concurso. A escolha final ficará a cargo de representantes da Academia Imperatrizense de Letras. Os finalistas de cada escola devem fazer a inscrição pelo site: https://www.even3.com.br/concursonasescolas/

“Esta iniciativa também visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas de discussão, reflexão e escrita nas escolas da rede municipal, utilizando-se do espaço, que além de ser formador de perfil social, alcança toda a comunidade, que é a instituição escolar”, ressaltou a promotora de justiça Gabriele Gadelha.

A ação faz parte do projeto Mermãs Digitais e Ministério Público nas Escolas, que desenvolve oficinas formativas com alunas do 8º ano das escolas da rede pública de Imperatriz, Davinópolis e Governador Edison Lobão, com o objetivo de incentivar meninas a despertarem o interesse por tecnologia, visando aumentar a representatividade das mulheres nesse campo.

CAMPANHA
Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher tem início no dia 20 de novembro e faz parte do movimento internacional: os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Doméstica, que se inicia no dia 25 de novembro.

DADOS
De acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2023, em 2022 cresceram todos os indicadores de violência doméstica: 2,9% de agressões por violência doméstica (245.713). O feminicídio registrou um aumento de 6,1%, totalizando 1.437 casos. As tentativas também tiveram um aumento de 16,9%.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »