MENU

05/11/2023 às 18h34min - Atualizada em 05/11/2023 às 18h34min

Segundo bloco da delegação do Tocantins conquista sete medalhas no primeiro dia de competição

As vitórias foram nas modalidades wrestling e ciclismo

Fábio Almeida
Secom/TO
Na noite dos estados Tocantins mostra a cultura indígena e as belezas do Jalapão e Serras Gerais - Crédito: Seduc/Governo do Tocantins
   
O segundo bloco da delegação tocantinense estreou bem nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023 e conquistou sete medalhas nesse sábado, 4. Considerado o maior evento escolar esportivo do Brasil, a competição prossegue até quarta-feira, 8, em Brasília (DF).

Na modalidade wrestling foram seis conquistas: Maria Clara Caldas, Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, medalha de bronze na série ouro 44kg estilo livre; Vitor Gabriel Santana, ETI Anísio Spinola Teixeira, medalha de bronze na série prata 64kg estilo livre; Walteir Guimarães, da Escola Estadual Novo Horizonte, prata na série bronze 85kg estilo grego romano; Jan Carlos de Oliveira, da Escola Municipal Thiago Barbosa, prata na série bronze 62 kg grego romano; Jefferson Josep Ferreira, da Escola Municipal Jorge Amado, prata na série bronze 44 kg grego romano e Breno Vieira, da ETI Anísio  Spinola Texeira,  bronze na série bronze 52 kg estilo livre. Todas as unidades escolares são de Palmas.

Maria Clara de Oliveira Caldas participa pela segunda vez da competição. "Na edição do ano passado eu ganhei medalha de prata na série prata. E neste ano já conquistei bronze na série ouro. Isso demonstra que estou no caminho certo, estou evoluindo nesse esporte que amo praticar e quero seguir dando orgulho para minha família e para o meu Estado".

O professor Dyogo Teles, que acompanhou os estudantes-atletas no Wrestling, ficou orgulhoso com os resultados. "O wrestling é uma modalidade nova no Tocantins, mas que já vem dando grandes feitos. Já fomos medalhistas na edição de 2022 dos JEBs, este ano já vencemos nos Jogos da Juventude em Ribeiro Preto e agora estamos fechando 2023 com chave de ouro com essas seis medalhas"

 

Bronze no Ciclismo

Outra modalidade que o Tocantins ganhou medalha nesse sábado foi no ciclismo, com a estudante Sophia Pires Fiuza, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins, que conquistou bronze na série bronze na prova de velocidade feminina.
 

Noite dos estados

Na noite dos estados, evento promovido com o objetivo do compartilhar a cultura de cada região do Brasil, a delegação do Tocantins mostrou a cultura dos povos originários por meio de artesanatos, da comida típica, como a farofa de carne de sol e farinha de mandioca, além dos encantos do Jalapão e das Serras Gerais.
 

Segundo dia de competições

Neste domingo, 5, os estudantes-atletas tocantinenses continuam as disputas nas modalidades Badminton, Natação, Handebol, Ciclismo e Handebol. Os JEBs tiveram início no dia 26 de outubro e são promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Para participar da competição, os estudantes-atletas tocantinenses foram classificados nos Jogos Escolares do Tocantins (JETs), realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »