MENU

03/11/2023 às 19h01min - Atualizada em 03/11/2023 às 19h15min

Chile e Brasil fazem a final do torneio de futebol no Pan-Americano de Santiago

Essa é a segunda vez que Brasil e Chile decidem ouro no futebol do Pan-Americano

Dema de Oliveira
Seleção Brasileira do Pan-Americano decide ouro neste sábado contra o Chile - Foto:Lesley Ribeiro/CBF
   
Brasil e Chile disputam neste sábado (04) medalha de ouro e prata, no torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Para chegar à final depois de 36 anos – última vez que isso ocorreu foi em 1987, a Seleção Brasileira venceu o México na semifinal na última quinta-feira (04), por 1 x 0. O gol do Brasil foi marcado por Leone (contra) nos primeiros minutos do primeiro tempo, em partida disputada no Estádio Sausalito, em Viña del Mar. Já o Chile chegou à final ao vencer os Estados Unidos, também por 1 x 0.

O Brasil chegou à final de maneira invicta: venceu os Estados Unidos na estreia por 1 x 0, depois a Colômbia por 2 x 0 e 3 x 0 em Honduras, no encerramento da fase de grupos. Na semifinal, venceu o México por 1 x 0. Marcou 7 gols e não levou nenhum, saldo de 7 gols.

O Chile, anfitrião do torneio, venceu o México na estreia, por 1 x 0, o Uruguai pelo mesmo placar, na segunda rodada, goleou a República Dominicana por 5 x 0 na terceira rodada. Na semifinal, venceu os Estados Unidos por 1 x 0. O time chileno marcou 8 gols e não sofreu nenhum e chegou à final invicto, ainda com a vantagem no saldo de gols, pois marcou 8 contra 7 do Brasil.

O confronto marcará o reencontro de ambas as seleções após 36 anos, e será a segunda vez que Brasil e Chile decidem o ouro do Pan. A primeira vez ocorreu nos jogos de Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987. Naquela época, a Seleção Brasileira de Carlos Alberto Silva enfrentou alguns desfalques, mas conseguiu fazer uma boa campanha e chegou ao ouro e o Chile ficou com a prata.

Além da edição de 1987, a Canarinho conquistou o primeiro lugar em 1967, 1975 e 1979. Já os donos da casa buscam a conquista inédita, que só teve a medalha de prata diante dos brasileiros m 1987, como melhor campanha.

CHILE: Cortés; Loyola, Villagra, Gutierrez e Pizarro; Zaldivia, Canales, Pérez e Guerrero; Damian Pizarro e Aravena
Técnico: Moisés Zambrano

BRASIL: Mycael; Miranda, Arthur Chaves, Michel e Patryck; Ronald, Igor Jesus e Guilherme Biro; Gabriel Pirani, Marquinhos Lara) e Figueiredo
Treinador: Ramon Menezes

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »