MENU

31/10/2023 às 19h02min - Atualizada em 31/10/2023 às 19h15min

Cerca de 50 mil pessoas devem passar pelos cemitérios São Lázaro e Monte Sinai no Dia de Finados, em Araguaína

A Prefeitura fez a limpeza e revitalização dos locais, e está preparando uma estrutura com tendas, cadeiras, banheiros climatizados e bebedouros. Confira também a programação de missas

Carine Flores
Secom Araguaína
Os cemitérios ficarão abertos à população das 6 às 18 horas. Missa às 7 horas, 9 horas e 16 horas. Os espaços receberão o suporte da ASTT, GMA, Polícia Militar e Bombeiros - Foto: Ascom Araguaína / Marcos Sandes Filho
 
Araguaína/TO - No Dia de Finados, estão previstas três missas no cemitério São Lázaro. A população poderá participar das celebrações às 7 horas, 9 horas e 16 horas. Para dar suporte aos participantes, a Prefeitura irá montar duas tendas com cadeiras.

Na próxima quinta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, Araguaína espera receber pelo menos 50 mil visitantes nos dois cemitérios públicos da cidade, o São Lázaro e o Monte Sinai. A Funamc (Fundação de Atividade Municipal Comunitária) está finalizando a limpeza e revitalização dos locais, que ficarão abertos à população das 6 às 18 horas.

Para proporcionar mais conforto aos visitantes, a Prefeitura de Araguaína está preparando estruturas com tendas, cadeiras, banheiros climatizados e bebedouros. Segundo o presidente da Funamc, Neif Gomes, uma equipe do órgão estará de plantão no cemitério São Lázaro, o maior da cidade, para tirar dúvidas das famílias sobre a regularização dos túmulos.  

“Existem algumas pendências que precisam ser resolvidas e estaremos à disposição para esclarecer tudo o que for necessário. Nosso objetivo maior é que as famílias prestem suas homenagens e tenham a tranquilidade em saber que o espaço está sendo bem cuidado”, explica Neif.

Para tratar de assuntos administrativos, a população pode comparecer ao escritório do Cemitério São Lázaro, localizado na Rua Belo Horizonte, nº 276, no Setor Urbano, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
 
Segurança e saúde
Durante todo o Dia de Finados, os cemitérios contarão com o suporte da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e GMA (Guarda Municipal de Araguaína). E devido à movimentação maior no cemitério São Lázaro, uma equipe da Secretaria da Saúde de Araguaína estará no local para dar suporte aos visitantes.
 
Programação de missas

Dentro da programação especial do Dia de Finados, estão previstas três missas no cemitério São Lázaro. A população poderá participar das celebrações às 7 horas, 9 horas e 16 horas. Para dar suporte aos participantes, a Prefeitura irá montar duas tendas com cadeiras.
 
Comercialização de velas e flores

Como de costume nesta época do ano, as vendas de flores, velas e demais artigos aquecem o comércio local. Ao todo, 35 comerciantes devidamente cadastrados comercializarão os produtos, além de comidas e bebidas, nos dois cemitérios.
 
Colaboração dos visitantes
A Funamc também orienta sobre a limpeza e os cuidados com os túmulos. “Muitas pessoas já estão comparecendo, limpando e trocando as flores dos túmulos. Isso contribui bastante com a organização do local. Mas solicitamos que as famílias se antecipem e façam esses cuidados o quanto antes, porque no dia haverá uma grande circulação de pessoas e essas limpezas particulares podem complicar um pouco o fluxo”, ressaltou Neif.

Outra recomendação importante é sobre os vasos e demais recipientes usados para colocar flores e outros adereços. É fundamental que as pessoas usem as opções com furos na base para não acumular água da chuva e se tornar um criadouro do mosquito da dengue.

Ao todo, 35 comerciantes devidamente cadastrados comercializarão velas, flores, além de comidas e bebidas, nos dois cemitérios

Outra recomendação importante é sobre os vasos e demais recipientes usados para colocar flores e outros adereços. É fundamental usar as opções com furos na base para não acumular água da chuva e se tornar um criadouro do mosquito da dengue.

No Dia de Finados, estão previstas três missas no cemitério São Lázaro. A população poderá participar das celebrações às 7 horas, 9 horas e 16 horas. Para dar suporte aos participantes, a Prefeitura irá montar duas tendas com cadeiras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »