MENU

31/10/2023 às 18h54min - Atualizada em 31/10/2023 às 19h00min

Campeonato Maranhense 2024 será por pontos corridos, mas com semifinal e final

Competição iniciará em janeiro, em data que ainda será definida tendo como base o calendário da CBF.

Assessoria/FMF
Wagnner Ayres, presidente do Imperatriz, foi favorável aos pontos corridos - Foto: Dema de Oliveira/O PROGRESSO
 
Aconteceu na tarde desta terça, 31, a 1ª Reunião Arbitral do Campeonato Maranhense Série A 2024. O encontro, realizado no formato online, contou com a presença de representantes de todos os oito clubes participantes: Imperatriz (Wagnner Ayres -presidente) Tuntum (Carlos Oliveira Junior – presidente), Cordino (Amarildo Rodrigues – representante indicado pela presidência), Maranhão (Carlos Eduardo Almeida – presidente), Pinheiro (Joanderson Melonio – vice-presidente), Moto (Carlos Eduardo Maciel – vice-presidente), Sampaio Correa (Perez Paz – vice-presidente), Chapadinha (Sérgio Braz – representante indicado pela presidência).

O debate nesta primeira reunião girou, basicamente, quanto ao sistema de disputa da competição. Sampaio, Cordino, Moto e Chapadinha haviam apresentado proposta conjunta, sugerindo uma primeira fase de pontos corridos, todos contra todos, em jogos de ida e volta, com uma final sendo realizada pelos dois primeiros colocados em jogo único.

Por outro lado, Imperatriz, Maranhão, Pinheiro e Tuntum, individualmente, apresentaram propostas semelhantes: primeira fase em jogos de ida e volta, todos contra todos; porém, com a realização de semifinais e final.

O vice-presidente de Competições da FMF, Hans Nina, lembrou a todos que, em qualquer um dos formatos, o início do campeonato, provavelmente, terá que ocorrer antes da primeira quinzena de janeiro, devido as datas a serem disponibilizadas pela CBF, e a participação de clubes maranhenses na Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Foi ponto pacífico, entre todos que, com a não realização da Copa FMF, um campeonato mais longo, faz-se necessário para manter os clubes por mais tempo em atividade.

O vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Federação, Márcio Biguá, lembrou a todos da entrada em vigor da Lei Geral do Esporte, em substituição ao Estatuto do Torcedor, que trouxe novos parâmetros, inclusive no que se refere aos estádios.

Ao final, ficou definida a primeira fase em jogos de ida e volta (unanimidade) e a realização das semifinais e final (voto da Federação, considerando o aspecto competitivo, divulgação e a presença de público em jogos finais). A pendência a ser sanada ficou quanto a quantidade de jogos nestas fases (1 ou 2 partidas), com a resolução ser concluída após a análise de datas disponíveis.

Também foi unanimidade a distribuição das vagas em competições nacionais para mais equipes da competição. Em resumo, caso o primeiro e segundo colocados tenham vaga em alguma divisão do Brasileiro, seja B ou C e permaneça a terceira vaga da Copa do Brasil, o terceiro colocado escolherá se disputa a Série D ou Copa do Brasil, e a vaga remanescente ficando para o quarto colocado. Assim, mais clubes terão oportunidade de disputar competições nacionais, além de manter uma competividade maior ao longo da competição, com a decisão acerca de título, vagas e rebaixamento. A próxima reunião deve acontecer no próximo dia 09/11.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »