MENU

31/10/2023 às 08h20min - Atualizada em 31/10/2023 às 08h20min

Na Indonésia, ministro Fávaro amplia áreas de cooperação agrícola entre os países

Parcerias foram discutidas em reunião com o vice-ministro de Relações Exteriores da Indonésia, Pahala Mansury

Da Assessoria
Imprensa/MAPA
Na Indonésia, ministro Fávaro amplia áreas de cooperação agrícola entre os países - Foto: Divulgação/Imprensa-MAPA

  
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, se reuniram com o vice-ministro de Relações Exteriores indonésio, Pahala Mansury, na tarde desta segunda-feira (30), em Jacarta, para tratar do fortalecimento e ampliação das relações comerciais e de cooperação técnico científica entre os países.

Considerando o aspecto da segurança alimentar brasileira, um dos temas em debate foi a potencialização, tendo em vista o interesse recíproco de ambas as partes, das exportações de carne bovina e de bovinos vivos do Brasil para a Indonésia.

Na reunião, foram discutidas as possibilidades comerciais e a simplificação do modelo de exportação. “Isso garante competitividade e oportunidades tanto pro Brasil como também para povo da Indonésia, que vai ter a chance de ter acesso a produtos de qualidade com preços mais acessíveis, uma porta extremamente positiva”, destacou Fávaro.

Outro ponto discutido na reunião foi sobre o investimento do país asiático no processo de autossuficiência na produção de cana de açúcar. Desta forma, investe também na utilização do etanol na matriz energética.

Em novembro do ano passado a Indonésia aprovou a adição de 5% de etanol à gasolina - medida que só está em vigor em uma província atualmente. No entanto, o país pretende promover o aumento gradual da mistura até 30% em 2040 e, neste ponto, busca a cooperação técnica com o Brasil.

“O Brasil tem um domínio da tecnologia da produção de alimentos, de energia e de açúcar, através da Embrapa, uma das maiores empresas em pesquisa agropecuária. Nessa agenda tivemos a oportunidade de criar um grupo de trabalho para transferir esta tecnologia para que no futuro muito próximo a Indonésia possa ser autossuficiente na produção de açúcar”, afirmou o ministro.

O vice-ministro da Indonésia declarou que o Ministério das Relações Exteriores buscará se integrar ao grupo de trabalho criado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura da Indonésia para avanço das tratativas bilaterais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »