MENU

30/10/2023 às 18h32min - Atualizada em 30/10/2023 às 18h45min

SENAI leva tecnologia e inovação para a 5ª edição da Expo Indústria Maranhão

Com uma programação diferenciada, o SENAI ofertará assessoria e oficinas, além de apresentar ao público os projetos da instituição.

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS - O SENAI é referência nacional por levar tecnologia e inovação às empresas industriais de todos os portes e segmentos. É um dos cinco maiores complexos privados de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Para aproximar a entidade do público, o SENAI-MA preparou uma programação diversificada para a 5ª edição da Expo Indústria Maranhão, maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, que será realizada de 09 a 12 de novembro, das 17h às 22h, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. 

Durante a Expo Indústria o público poderá conhecer um pouco do trabalho do SENAI, que tem grande abrangência e impacto no Maranhão por meio da oferta de cursos técnicos profissionalizantes, EAD e presencial, além dos serviços em tecnologia e inovação.
 
O Espaço SENAI será composto pelo ambiente “Projetos SENAI” para apresentação dos projetos de forma dinâmica desenvolvidos por instrutores e alunos voltados para soluções no setor industrial. Conta também com um estande de Serviços em Tecnologia e Inovação (STI) onde serão mostrados cases de sucesso e realizada prospecção de novos negócios.  

O público ainda terá a oportunidade de conhecer os serviços realizados pelo Laboratório de Qualidade Alimentar (LAQUA), responsável por realizar ensaios laboratoriais em diversos tipos de amostras de água e alimentos com o objetivo de garantir o controle de qualidade. Assim como o Laboratório de Ensaios Físicos e Mecânicos (LEFM) que realiza ensaios nas áreas de construção civil e mecânica em materiais como concreto endurecido; blocos vazados de concreto simples para alvenaria; blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação; telhas cerâmicas e agregados (areia e brita). 

Quem visitar a Expo Indústria ainda irá conhecer o Projeto de Verticalização da Cadeia Produtiva do Abacaxi Turiaçu. O SENAI-MA já desenvolveu mais de trinta subprodutos a partir do abacaxi Turiaçu. Entre eles estão licor de abacaxi, geleia, calda, gel, abacaxi em folha, entre outros. 

E as novidades não param por aí. Os visitantes irão viajar em um “Túnel do Tempo” que conta a história do SENAI ao longo dos seus 70 anos de atuação no estado e sua evolução durante as décadas.  Já no Terminal de Inovação serão apresentadas novas tecnologias por meio das suas novas bases tecnológicas. A Unidade Móvel de Panificação também estará presente, ofertando oficinas e minicursos de produtos natalinos como bolos e biscoitos, confeitaria funcional, além de um festival de panetones. 

Ainda dentro da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, no Espaço Expo Summit, o SENAI-MA irá realizar painéis de discussões e palestras relacionados às novas tecnologias compatíveis com os pilares propostos pela 5ª edição da Expo Indústria Maranhão 2023: ESG, Capital Humano e tecnologia & Inovação.  

Nos Terminais de Atendimento os visitantes poderão tirar dúvidas e saber tudo o que o SENAI-MA oferece. Essas são algumas das atividades que a instituição preparou, como destaca o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda. “Nossa instituição vem contribuindo não só em termos de educação profissional e tecnológica, como também no desenvolvimento econômico, social e produtivo do nosso estado.  Nossa equipe preparou uma grande programação para atender estudantes, empresários e o público em geral que comparecerem à Expo Indústria”, afirmou. 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – De acordo com dados de 2022, o Brasil é o 9º país com mais falta de mão de obra qualificada dentre 40 países e territórios pesquisados. Os dados são de um estudo da consultoria de recursos humanos ManpowerGroup, que ouviu 40 mil empregadores de todos os setores. Por aqui, 81% dos empregadores disseram enfrentar dificuldade para encontrar trabalhadores com a qualificação necessária. A média global é de 75%. A pesquisa mostra os setores com maior índice de falta de mão de obra: Banco e finanças (86%); TI e tecnologia (84%); Indústria (84%); Educação, Saúde e governo (80%); Atacado e varejo (79%); Construção (76%); Hotelaria e restaurantes (66%). Os dados demonstram a necessidade de formação de mão de obra qualificada para diversos setores, incluindo o industrial.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »