MENU

30/10/2023 às 18h27min - Atualizada em 30/10/2023 às 18h30min

Babaçu: Carlos Brandão e Paulo Teixeira visitaram cooperativa

SECOM / MA
Foto: Divulgação
 
O governador Carlos Brandão, acompanhado da comitiva do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visitaram a Cooperativa Mista da Agricultura Familiar do Extrativismo do Babaçu do Vale do Itapecuru (COOMAVI), neste sábado (28). A visita fez parte da agenda conjunta do Plano Safra 2023/2024, que foi lançado no estado na sexta-feira (27). Durante a visita, o governador Carlos Brandão afirmou que o novo Plano Safra vai contribuir para o desenvolvimento da atividade. “O pequeno produtor precisa de apoio para se desenvolver.

O babaçu é uma das maiores riquezas do nosso estado, que gera emprego e renda para diversas famílias, principalmente as chefiadas por mulheres. Agora com essa parceria entre o estado e o governo federal, por meio do Plano Safra, vamos garantir as condições para que essa cooperativa e muitas outras nos municípios maranhenses que atuam na agricultura familiar possam se desenvolver e ampliar sua produção”, assinalou o governador Carlos Brandão. Já o ministro Paulo Teixeira reafirmou a importância do Plano Safra 2023/2024.

“Este é o maior plano safra da história do Brasil. São mais de R$ 71 bilhões para o crédito rural. E os pequenos agricultores maranhenses podem contar com o apoio do governo federal para desenvolver suas atividades”, afirmou. Além de visitar a COOMAVI, conhecer o trabalho desenvolvido e os produtos gerados da extração do babaçu, a comitiva também esteve na horta da comunidade Vinagre e o projeto municipal Farmácia Viva.

O prefeito de Itapecuru-Mirim, Coroba, comentou que a visita do governador Carlos Brandão e do ministro Paulo Teixeira representa o compromisso dos governos estadual e federal com os pequenos produtores.

“A agricultura familiar é uma atividade importante para a economia dos pequenos municípios, mas carecem de apoio técnico e recursos para se desenvolver. E nós vamos ter isso agora com esse novo Plano Safra”, afirmou. A cooperativa tem mais de 124 famílias cadastradas, que trabalham com o sustento a base do babaçu. A presidente da COOMAVI, Cremilda Menezes da Silva, ressaltou que os recursos do plano safra vão fortalecer o trabalho da cooperativa. “As cooperativas precisam de muito apoio porque nosso trabalho é feito com muita dificuldade. Eu estou satisfeita com a visita do governador Carlos Brandão e do ministro Paulo Teixeira, porque eles conheceram de perto o nosso trabalho, viram que é sério e que com o apoio que vamos receber vamos poder produzir muito mais”, contou. O babaçu é a terceira maior força produtiva do estado, e várias matérias-primas são extraídas da palmeira que contribui para a conservação da vegetação que dá origem ao fruto.

O Plano Safra da Agricultura Familiar para o período 2023/2024 foi lançado no Maranhão na sexta-feira (27), em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Para a safra 2023/2024 foram destinados, para todo o Brasil, R$ 71,6 bilhões ao crédito rural voltado aos produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O programa oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores da agricultura familiar, marcando a retomada do apoio do Governo Federal ao trabalho de famílias rurais em todo o país.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »