MENU

27/10/2023 às 17h26min - Atualizada em 27/10/2023 às 17h30min

3ª Roda de Conversa do IHGI debate a história dos movimentos sociais

Raimundo Primeiro
Foto: Arquivo
 
A 3ª Roda de Conversa do IHGI (Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz) vai acontecer na próxima terça, 31 de outubro, às 19h30. O tema é a História dos movimentos sociais. 
O evento será na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), localizada na Rua Perimetral Castelo Branco, 48, no bairro Parque do Buriti.

As pesquisas que serão apresentadas são: Cartografia social de Piquiá, em Açailândia-MA: memórias, trajetórias, política e ativismos digitais, a ser apresentada pelas professoras Carmem Barroso e Roseane Arcanjo. A segunda tem como tema Plenária Urbana em Imperatriz nos anos 80, produzida pela pesquisadora Regina Célia Costa Lima. Educação Popular e o Protagonismo das Mulheres da Comunidade Vivo Deus na Cidade de Imperatriz -MA é o terceiro estudo a ser detalhado. É de autoria do professor Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo.

O IHGI já realizou outras duas rodas de conversas, que foram na Uemasul e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) respectivamente. Os assuntos foram História cultural e História política de Imperatriz.

O objetivo é divulgar os trabalhos sobre memória, cultura e identidades, elaborados pelos integrantes da instituição. “O Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz está fortalecendo o debate sobre a cultura e a memória da cidade, abrindo esse espaço a toda a sociedade. Depois queremos reunir e publicar esses artigos em formato de livros”, informa a presidente do IHGI, Roseane Arcanjo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »