MENU

27/10/2023 às 17h24min - Atualizada em 27/10/2023 às 17h30min

Negócios internacionais serão debatidos em palestras na programação da 5ª Expo Indústria Maranhão

Além do processo de internacionalização do mercado maranhense, haverá rodadas de negócios locais

Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação/Fiema
 
SÃO LUÍS - O acesso de empresas ao mercado internacional se tornou muito mais fácil nos últimos anos com as políticas de internacionalização dentro e fora da indústria. O tópico “Negócios internacionais” será tema de palestras no espaço Expo Summit, que integra a programação da Expo Indústria Maranhão. Além disso, a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste terá espaço para rodadas de negócios locais. A Expo Indústria Maranhão acontece de 9 a 12/11, no Multicenter Negócios e Eventos.  

Diferente do que se pode pensar, as portas para o exterior estão abertas. Revelar qual é o caminho das pedras é a tarefa do Centro Internacional de Negócios (CIN), da FIEMA. A internacionalização é o protocolo de ações que uma empresa pode trilhar para exportar produtos e serviços para outros países. De acordo com estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o perfil das empresas exportadoras, as médias, micro e pequenas são responsáveis por 77,3% das exportações, os outros 22,7% cabem às grandes.  

Quais são os principais motivos que atualmente têm levado empresas a se internacionalizar? Alcançar novos mercados, desenvolver expertise e parceiros, minimizar o risco de crise da empresa, reduzir carga tributária, construir uma marca global, promover novas organizações e inovar constantemente são algumas das respostas.  

Desde o ano passado, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com Apex/Brasil, implantou o Maranhão for Business. Trata-se de um programa de sensibilização de micro, pequenas e médias empresas industriais para o comércio exterior. A proposta engloba três perspectivas: palestras, encontros de negócios e Business Meetings (recepção de representantes de embaixadas, câmaras de comércio, agências de exportação e autoridades portuárias).  

“A atuação da FIEMA tem sido decisiva para a entrada do estado neste universo dos negócios internacionais na era digital. Por isso, estamos investindo na construção de uma cultura de negociações on-line”, salienta o presidente da FIEMA, Edilson Baldez. 

MARANHÃO FOR BUSINESS - No ano passado, a Expo Indústria teve em sua programação a segunda edição do Encontro de Negócios Maranhão for Business. O evento conseguiu colocar empresas do setor de alimentos e bebidas em contato com compradores de diferentes países por meio de plataforma de transmissão digital. Participaram do encontro de negócios 12 fornecedores maranhenses que tiveram contato com empresas dos Estados Unidos, México, Inglaterra, Barém, Itália, Nigéria, Uruguai, Austrália e Emirados Árabes.  

Este ano, a 2ª edição do Maranhão for Business, que acontecerá na sede da FIEMA, ocorre nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 14h.  Até agora são oito compradores oficialmente confirmados. As empresas são da Bulgária, Brasil, Guiné, Estados Unidos, Colômbia, Portugal, Peru e Inglaterra.  A metodologia das rodadas de negócio está baseada em apresentações das empresas enviadas aos compradores antes da rodada de negócios e de acordo com o interesse entre comprador/vendedor as reuniões individuais são agendadas em horário pré-definido, levando em consideração o interesse e disponibilidade de horário dos compradores. Já foram realizados três webinars preparatórios, o que aumenta o nível de conhecimento e preparação das empresas para as rodadas.  

O processo de internacionalização das empresas no Maranhão tem se intensificado nos últimos anos, segundo a coordenadora do Centro Internacional de Negócios do Maranhão (CIN) e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA), Camila Belo. “O nosso papel é estimular e ajudar os empresários. Contamos com a ajuda de um consultor, que está à disposição das empresas acompanhando toda dinâmica de negociação. Este é um trabalho disponível gratuitamente para o fornecedor que tem interesse em exporta seus produtos.”, explica Belo. 

NEGÓCIOS LOCAIS – Além das rodadas de negócios internacionais, na tarde do dia 9 será realizada a primeira rodada de negócios local com as Mantenedoras do PDF Maranhão (Alumar, Equatorial e Vale), das 14h às 17h, no SebraeLAB. No dia 10, a rodada será em parceria entre FIEMA e Sebrae, que receberá as empresas Eneva, Petrovictory e algumas apoiadoras do PDF, como: Ômega Service e ABF Engenharia, também das 14h às 17h, no SebraeLAB. 

A Expo Indústria Maranhão 2023 tem a expectativa de receber um público superior a 40 mil pessoas e potencial para gerar cerca de R$ 290 milhões em negócios. Além dos painéis e palestras técnicas, a feira terá muitos espaços com programação simultânea para todos os públicos, como Expo Show (apresentação de shows e espetáculos), Expo Agro (exposição de maquinários e de produtos agrícolas), Terminal de Inovação (para startups com foco na indústria), Expo Summit (palestras gratuitas com duração de 30 minutos) e Plenarium (onde ocorrerão as discussões sobre os pilares da feira deste ano).  

A Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. Para saber mais sobre a programação e se inscrever, acesse o site www. expoindustriama. com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »