MENU

26/10/2023 às 17h04min - Atualizada em 26/10/2023 às 17h15min

Operadores de turismo europeus exploram belezas da Chapada das Mesas

Parceria Sebrae Nacional e Embratur, Famtour teve como objetivo promover o polo como um destino para turistas internacionais

Jordana Fonseca
Fotos: Divulgação
 
O polo turístico da Chapada das Mesas, localizado no sul do estado do Maranhão, foi escolhido para receber a visita de sete operadores de turismo vindos da Espanha e Portugal. A iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Sebrae Nacional e a Embratur, com apoio dos governos do estado e municipais, e vem destacando destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. O Famtour foi iniciado no estado do Tocantins, onde o grupo conheceu atrativos da região do Jalapão.

Entre os dias 21 a 23, os operadores europeus tiveram a oportunidade de mergulhar nas belezas do sul maranhense, visitando os municípios de Carolina e Riachão, situados no polo turístico da Chapada das Mesas. Entre os atrativos visitados, destaque para o Complexo de Pedra Caída, o Poço Azul, o Encanto Azul e o Portal da Chapada, juntamente com outros produtos turísticos locais.

Shirlei Rocha, supervisora CPDM na Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, que acompanhou o grupo na viagem, ressaltou que a atividade representou uma oportunidade para mostrar os potenciais do destino ao mercado.  “Pudemos mostrar para o mercado internacional toda a estrutura que tem o destino, a Chapada das Mesas, em todas as experiências. São estruturas que estão tranquilamente preparadas para atender às exigências desse mercado. A Chapada das Mesas é incrível! Vale à pena apresentar essa riqueza para todos os mercados e esse é o nosso trabalho. De pouco em pouco, estamos conseguindo abrir o nosso Brasil para o mercado internacional”, explicou ela.

Destino promissor
Além das atrações naturais, a Chapada das Mesas oferece uma série de atividades de aventura para os visitantes mais corajosos. Durante a visita, os operadores europeus, por exemplo, tiveram a chance de conhecer trilhas e praticar atividades radicais como rapel e a tirolesa, experimentando toda a adrenalina que a região pode proporcionar.

O operador espanhol Jorge Ostos conta fascinado como se surpreendeu com o que encontrou durante esses dias no Maranhão. “Cheguei aqui sem saber muito bem sobre o destino e sobre o que iria encontrar. Fiquei agradavelmente surpreendido com o tratamento que nos deram. O que encontramos é maravilhoso, um ambiente privilegiado. O ecoturismo sustentável que está sendo desenvolvido aqui tem grande potencial, especialmente se levarmos em conta a crescente demanda que existe na Espanha e em outros países europeus por atrativos como esses”, destacou ele.
O Famtour também incluiu encontros com empresários locais, que tiveram a oportunidade de apresentar seus estabelecimentos e serviços aos operadores, em um intercâmbio que contribuiu significativamente para destacar o potencial turístico da Chapada das Mesas e identificar áreas de melhorias para aprimorar o atendimento aos europeus.

A portuguesa Dora Lopes detalhou essa experiência. “Para mim, foi uma surpresa, verdadeiramente uma surpresa, toda esta exuberância, a novidade, o inesperado. Os portugueses vêm muito ao Brasil, mas não conhecem ‘este’ Brasil. Eu espero levar e transmitir exatamente estas emoções, a aventura e o que o Brasil pode proporcionar, além das praias e do maravilhoso Rio. Mas o que encontramos aqui, na Chapada das Mesas foi realmente uma surpresa maravilhosa”, exaltou a portuguesa.

A parceria entre o Sebrae Nacional e a Embratur é peça fundamental na promoção do turismo brasileiro no cenário internacional. Com natureza exuberante e variedade de experiências emocionantes, a Chapada das Mesas se destaca como um dos tesouros do turismo brasileiro, o que foi frisado pela gestora de projetos de Turismo do Sebrae em Balsas, Sandra Barcelos;
“Essa experiência foi uma grande oportunidade para divulgarmos a Chapadas das Mesas e, sobretudo, para coletar informações sobre como melhorar os serviços turísticos da região. A partir das impressões colhidas junto a esse grupo, podemos planejar as melhorias, elencando uma série de ações junto ao trade, envolvendo também outros parceiros. O importante é que eles materializem a possibilidade de receber operadoras e turistas de outros países de maneira organizada. Foi muito válida e rica essa ação que, acredito, será a primeira de várias”, pontuou a gestora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »