MENU

25/10/2023 às 17h44min - Atualizada em 25/10/2023 às 18h00min

Carlos Brandão destaca potencial energético e novos investimentos para o Maranhão na abertura do 11º Citeenel

SECOM
Citeenel é fundamental para discutir os resultados, desafios e oportunidades de avançar nos serviços e produtos no setor de energia para a sociedade brasileira - Foto: Rodrigo Ribeiro
 
O governador Carlos Brandão participou da abertura da 11ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico, o Citeenel, que aconteceu nesta quarta-feira (25) no Blue Tree Towers Hotel, em São Luís. Com o tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança”, o evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater resultados, desafios e oportunidades em pautas como transição energética, digitalização e sustentabilidade. Na ocasião o governador destacou o potencial energético do estado.

O Citeenel é considerado o maior evento do setor elétrico e acontece a cada dois anos em estado brasileiro diferente, reunindo entes públicos, privados e do terceiro setor. Este ano, ele aconteceu pela primeira vez no Maranhão, sendo realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com o Grupo Equatorial Energia.

Na solenidade de abertura estavam presentes, além do governador Carlos Brandão, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa; o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda; Agnes da Costa, diretora da Aneel e relatora do Citeenel; Ricardo Tili, diretor da Aneel; e Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão.

Em seu discurso o governador Carlos Brandão deu boas-vindas os congressistas, à equipe da Aneel e da Equatorial e apresentou o potencial energético do estado.

“O Maranhão tem um grande potencial energético. Temos duas hidroelétricas, três termoelétricas, um importante parque eólico e estamos avançando também nas plantas de energia solar, pois somos um estado de sol abundante. Também temos 12 bacias hidrográficas perenes e eu não tenho dúvidas que o nosso estado vai ser um grande produtor de hidrogênio verde, utilizando energia limpa e renovável”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Enfatizando que o potencial para a produção de energia é um fator importante para a atração de investimentos, Brandão também antecipou o anúncio da expansão do Grupo Alumar no Maranhão.

“No dia 8 de novembro, nós teremos aqui um grande evento que contará com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os representantes do Grupo Alumar, que irão anunciar a expansão da Alumar no nosso estado. Esse investimento que vai gerar mais de 2.500 empregos no Maranhão e será muito importante para o desenvolvimento social e tecnológico”, informou Carlos Brandão.

Destacando a importância do congresso, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse que o Citeenel é fundamental para discutir os resultados, desafios e oportunidades de avançar nos serviços e produtos no setor de energia para a sociedade brasileira.

“Quero destacar que em 14 anos, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação regulado pela Aneel, foram investidos em valores históricos mais de R$ 8 bilhões em mais de dois mil projetos no setor em todo o país. Deste total, aproximadamente R$ 160 milhões foram investidos por empresas que estão localizadas no Maranhão, uma delas é a Equatorial Maranhão”, ressaltou Sandoval Feitosa.

O diretor-geral da Aneel reiterou a importância da Lei Nº 9.991/2000, conhecida como Lei de Eficiência Energética, que estabelece a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em eficiência energética por parte das empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica do Brasil.

O CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, falou da importância da realização do 11º Citeenel no estado. “O Maranhão é um estado que tem grande potencial de produção de energias renováveis. Então, dentro dessa perspectiva, eu acho que esse congresso realizado aqui vai ser muito rico e vai trazer resultados muito positivos para o Maranhão, para a sociedade maranhense e para a sociedade brasileira também”, disse.

 

Citeenel

O 11º Citeenel acontece até a sexta-feira (27) e sua programação conta com palestras, painéis, workshops inovadores e visitas técnicas para que os participantes possam compartilhar conhecimentos e visões de futuro sob a ótica do ESG. O evento realizado no estado registrou recorde de participantes, somando cerca de 1.400 inscritos presenciais e on-line.

O evento é uma oportunidade para que empresas de energia elétrica e instituições divulguem as inovações tecnológicas desenvolvidas em programas de pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética regulados pela Aneel, além de ser um momento para discussão da regulamentação vigente. 

O 11º Citeenel também é um canal para a discussão de tendências de modernização do setor elétrico, transformações do mercado de energia, inovação e eficiência energética, entre outros temas.

 

Sobre o ESG 

O termo ESG vem da sigla em inglês para Environmental (Ambiental), Social (Social) and Governance (Governança), e representa um prisma por meio do qual ações dos setores público e privado podem ser priorizadas, implementadas, mensuradas e acompanhadas, com vistas a preservar a perenidade e sustentabilidade dos negócios, das políticas, da sociedade e do mundo.

Para a construção de sua Agenda Regulatória 2023-2025, a Aneel propõe sete eixos de atuação alinhados ao conceito de ESG: combate à pobreza energética; fontes renováveis; baixo carbono; eficiência energética; modicidade e equilíbrio tarifário; segurança energética; atividade empresarial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »