MENU

25/10/2023 às 16h51min - Atualizada em 25/10/2023 às 17h00min

IFMA e Ministério das Comunicações vão inaugurar primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores do Maranhão

Cerimônia de inauguração será realizada no dia 30 de outubro, às 10h, com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do reitor Carlos Cesar Teixeira

Da Assessoria
Imprensa/IFMA
Foto: Divulgação
 
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Ministério das Comunicações vão inaugurar, no dia 30 de outubro, o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Maranhão. O evento, marcado para as 10h, terá a participação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do reitor Carlos Cesar Teixeira.

A instalação funcionará no prédio do Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) do Instituto, situado na Rua Armando Vieira da Silva, nº 126, no Bairro de Fátima, em São Luís (antigo prédio da Empresa Brasil de Comunicação - EBC). O CRC faz parte do Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações. O trabalho se apoia em três pilares: recondicionamento de computadores, gestão responsável dos resíduos eletrônicos e inclusão digital.

No recondicionamento, órgãos públicos e empresas podem manifestar interesse em doar computadores antigos ou com defeito para o Ministério. Então esse material é encaminhado para o CRC, onde é feita uma triagem. Os computadores são divididos em três categorias: os que funcionam, os que podem ser consertados e os descartes. O CRC doa os computadores recondicionados para pontos de inclusão digital, como telecentros, escolas e bibliotecas.

Os equipamentos que não têm como ser recondicionados são desmanchados e seus componentes encaminhados para reciclagem. A destinação do resíduo eletrônico é feita de forma responsável para não prejudicar o meio ambiente.

Já o eixo da capacitação prevê a oferta de cursos de informática básica e a formação dos profissionais dos pontos de inclusão digital. A meta é capacitar, até o ano de 2025, mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é que, nesse período, o CRC do IFMA também entregue mil computadores recondicionados.

Para executar o projeto, o IFMA vai receber um recurso de R$ 1,8 milhão em um período de 24 meses. Em contrapartida, a instituição garantiu a construção do CRC em São Luís.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »