MENU

24/10/2023 às 06h06min - Atualizada em 24/10/2023 às 06h06min

Sisteminha marca presença no Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU

Flávia Bessa
Com informações da assessoria da UFU
Da esquerda para a direirta, Jaluza Maria Borsatto, professora da Fagen/UFU, Sonia Vargas Mansano, professora de Psicologia na UEL e Luiz Carlos Guilherme, pesquisador da Embrapa Cocais - Foto: Divulgação/Embrapa Cocais
  
Entre os dias 16 e 20 de outubro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoveu o III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU.  Neste ano, o seminário mudou seu nome, buscando agregar as produções científicas do âmbito da inovação e da pós-graduação. O objetivo é a integração e a valorização do papel indissociável da pesquisa, da pós-graduação, da inovação tecnológica e da divulgação científica na construção da ciência.

O evento contou com painéis, mesas-redondas, apresentação de pesquisas, mostra de tecnologia e inovação e oficinas. O Sisteminha Embrapa-UFU-Fapemig foi um dos temas do painel “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O Sisteminha, tecnologia social, é apropriado para produzir alimentos em pequenos espaços, em áreas urbanas e rurais, para atender às necessidades nutricionais de uma família de quatro a cinco pessoas, de acordo com as recomendações nutricionais da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em um quintal de tamanho entre 100 e 1,5 mil metros quadrados, o Sisteminha expressa toda sua versatilidade, sendo possível a produção de peixes, ovos e carne de galinhas e codornas, suínos, porquinhos-da-índia, grãos, legumes, frutas, hortaliças, húmus de minhoca e composto orgânico, entre outros. Além de garantir a alimentação básica às famílias, possibilita também a geração de renda, pela comercialização do excedente da produção. Toda a implantação do projeto é voltada para a redução de custos e seguindo modelo agrícola sustentável. “É uma metodologia simples, de fácil construção, que não interfere culturalmente nas famílias e consegue retirar as pessoas da situação de pobreza e miséria, gerando segurança e soberania alimentar em menos de sete meses. E, o principal, ensina as famílias a conquistarem sua independência alimentar e nutricional, melhorando sua autoestima e capacidade de resolver problemas relacionados à execução das atividades”, explica o criador do Sisteminha, o zootecnista Luiz Carlos Guilherme, pesquisador da Embrapa.

O Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca ofertar um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas na universidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »