MENU

22/10/2023 às 09h03min - Atualizada em 22/10/2023 às 09h03min

APA Lago de Palmas faz 24 anos com plantio de mudas por alunos em nascente de córrego

Após café da manhã reforçado, os 30 alunos da Escola Municipal Jacinto Bispo de Luzimangues fizeram o plantio de 150 mudas de árvores nativas.

Shirley Cruz
Secom/TO
Com o plantio de mudas na nascente do córrego Caracol finalizado, Naturatins, parceiros e alunos comemoram os 24 anos da APA Lago de Palmas - Foto: Divulgação/Imprensa-Secom/TO
  
A comemoração do aniversário de 24 anos da criação da Área de Proteção (APA) Lago de Palmas (APA) na manhã desta sexta-feira, 20, foi especial para 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Jacinto Bispo Arantes, de Luzimangues. A convite da supervisão da Unidade de Conservação (UC), eles colocaram em prática a teoria adquirida em sala de aula na cabeceira da nascente do córrego Caracol, na Fazenda Modelo, onde plantaram 150 mudas de árvores nativas, sendo 110 de Buriti, 20 de Ingá e 20 de Baru. 

A algazarra foi grande e a alegria de plantar pela primeira vez árvores ficará, certamente, eternizada nas mentes e nas fotos que foram tiradas. Ryan Ribeiro e João Paulo Pereira, ambos com 11 anos, disseram que fazer o plantio das mudas que um dia vão se transformar em grandes árvores era algo que ainda não tinha feito e que estava sendo muito divertido. Também eufórica com o plantio, Ingrid Lorrany Barros, de 10 anos, observou que participar da atividade fora da sala de aula reforçou o quanto o meio ambiente é importante para todos. 

 

Parceria

Acompanhadas do diretor da escola da Escola, Roberto Sousa, da coordenadora de ensino, Walkíria Messias, dos professores de História, Jairo Lima, e de Geografia, Raquel Chaves, a criançada chegou cedo à sede da Fazenda Modelo e foram recebidas pelo proprietário, Zacarias Azevedo Júnior e sua família com um reforçado café da manhã. Na oportunidade, Azevedo relatou que estava ali há 30 anos e reforçou aos alunos a importância de cuidar do meio ambiente. Ele agradeceu ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) pela parceria e ressaltou o papel do órgão na gestão da pela preservação ambiental e do desenvolvimento econômico e social. 

Os alunos foram saudados também pelo vice-presidente Naturatins, José Aníbal Lamattina, e pelo supervisor da APA Lago de Palmas, Abel Andrade. Abel agradeceu a presença de todos e a parceria do proprietário da fazenda e da empresa Norship. Aos presentes, Lamattina reforçou as atribuições do Naturatins, enquanto órgão ambiental, e ressaltou a importância da ação com os alunos da escola Jacinto Bispo Arantes. “Precisamos conciliar o desenvolvimento e o meio ambiente e conscientizar é o caminho”, disse. 

 

Conhecimentos

O diretor da Escola Jacinto Bispo Arantes, Roberto Sousa, avaliou a atividade desta sexta-feira como enriquecedora e positiva. Segundo ele, a escola desenvolve o projeto Conhecendo Luzimangues e a ação de hoje complementa os ensinamentos repassados em sala de aula. Da mesma forma, avaliaram os professores Raquel e Jairo. De acordo com eles, a experiência de hoje será utilizada em outras disciplinas e não apenas Geografia e História. “O aprendizado de hoje será explorado em aulas de português, matemática e ciências”, disseram eles. 
 

Sobre a APA

A Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas foi criada pela Lei Nº 1.098 de 20 de outubro de 1999, compreendendo uma área de 50.370 hectares no município de Porto Nacional – TO. Administrada pelo Naturatins, essa unidade de conservação visa disciplinar a implantação de empreendimentos potencialmente poluidores e a urbanização de seu território. Os objetivos da APA do Lago de Palmas são proteger a fauna, a flora, o solo e a qualidade das águas, de forma a garantir o aproveitamento equilibrado sustentável e compatível com a conservação dos ecossistemas locais. 

De acordo com a Lei Nº 9.985 de 18 de julho de 2.000 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC a APA é uma área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. 

Missão: Proteger a Biodiversidade e disciplinar o processo de urbanização, assegurando a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, buscando conciliar as atividades humanas com a preservação do meio ambiente. 

Visão: Garantir para as presentes e futuras gerações a compatibilização entre a preservação ambiental e as atividades socioeconômicas, essenciais na construção de uma sociedade sustentável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »