MENU

21/10/2023 às 19h56min - Atualizada em 21/10/2023 às 19h56min

Formadora inesgotável, forte e sempre em progressão

UFMA celebra 57 anos de incentivo ao ensino, à pesquisa e extensão

Sarah Dantas
DCOM /SCE
Escola de Enfermagem. Fachada da frente - Foto: Divulgação
  
Inspirada pelo lema que remete à poesia de Gonçalves Dias, a Universidade Federal do Maranhão completa, neste dia 21 de outubro, mais um ano de existência. Ao longo de 57 anos de história, a instituição se consolidou como um expoente nacional na formação de profissionais de diversas áreas, contribuindo para o avanço científico e social, pautando-se pela excelência no ensino, na pesquisa e extensão.
 
O primeiro passo para a criação da UFMA ocorreu em 1953, com a instituição da Faculdade de Filosofia de São Luís, transformada em Universidade Livre no ano de 1961, por meio da incorporação de diversas escolas, incluindo a Faculdade de Filosofia e a Faculdade de Ciências Médicas. Posteriormente, por sugestão do Ministério da Educação, outras instituições foram incorporadas.
 
Anos mais tarde, por meio da Lei nº 5.152/1966, foi instituída a Fundação Universidade do Maranhão (FUMA), entidade que propiciou a criação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nos moldes atuais, consolidada como fruto do trabalho pioneiro de destacados educadores maranhenses.
 
UFMA em números – Ao longo de quase seis décadas, a UFMA promoveu um sério programa de interiorização, que resultou na expansão de seus câmpus e a ampliação do acesso à educação. Atualmente, a universidade conta com nove unidades, sendo oito localizadas no continente, nas cidades de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo — e a Cidade Universitária, na capital, São Luís.
 
Com um quadro de 1.995 docentes e 1.666 técnicos-administrativos, a UFMA oferece 117 cursos de graduação, sendo 95 presenciais e 13 na modalidade EaD. Os demais cursos são ofertados em parceria com diversos municípios maranhenses, por meio de programas de formação de professores, como o PROEB (Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica) e o PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores).
Além da infraestrutura de alta qualidade proporcionada em todos os seus câmpus, que atendem anualmente a milhares de alunos e à comunidade em geral, a UFMA conta com 35 Polos de Apoio Presencial/UAB destinados à oferta de cursos em EaD em todo o território maranhense.
 
A evolução da UFMA é notável também no âmbito da pós-graduação. Em 2007, a Universidade possuía apenas 12 programas de pós-graduação, que englobavam 12 cursos de mestrado e 2 de doutorado. Na atualidade, com as novas conquistas alcançadas, a UFMA oferece 50 cursos de mestrado, 18 doutorados e 18 cursos de especialização lato sensu.
 
Expansão – Em sua contínua trajetória de crescimento, a UFMA também tem priorizado o aprimoramento e estímulo ao ensino, direcionando recursos para áreas que potencializem esse objetivo. É crescente o investimento em projetos infraestruturais que representam a essência da educação e da pesquisa científica. Exemplo disso é o "Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário", criado para disseminar o conhecimento científico, baseado em palestras e experimentos práticos voltados à comunidade acadêmica e à população em geral.
 
A UFMA também tem investido fortemente na informatização de sua estrutura, modernizando todos os câmpus universitários e implementando o uso de tecnologias digitais em todas as interfaces. Esse avanço garante maior transparência nos processos internos da Universidade, proporcionando à comunidade acadêmica maior comodidade e eficiência.
 
As iniciativas inovadoras desenvolvidas também alcançam o quadro de pessoal da UFMA. Um exemplo é o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que permite aos técnicos-administrativos adotar o teletrabalho, como forma de impulsionar a motivação e o comprometimento dos profissionais, garantindo incremento na produtividade e na qualidade dos serviços, além da busca constante por resultados. Como consequência disso, novos talentos são atraídos para a instituição, o que também se deve ao aumento no número de concursos públicos nos últimos anos.
 
O comprometimento também alcança os discentes que fazem parte da instituição, por meio da assistência estudantil. Atualmente, a UFMA disponibiliza dez modalidades de auxílio e dois serviços de apoio aos estudantes, que vão desde o auxílio-moradia até suporte psicopedagógico.
 
Além disso, a UFMA se destaca por suas diversas infraestruturas. O Hospital Universitário (HU-UFMA) não serve apenas como campo de prática para os alunos da área da saúde, mas também fornece à comunidade um serviço gratuito e de alta qualidade. A instituição também se orgulha de sua rádio e TV universitárias, reconhecidas por apresentar conteúdos jornalísticos e culturais relevantes à sociedade.
 
Recentemente, o câmpus da UFMA em Imperatriz conquistou um canal próprio de rádio e TV universitárias. Essa aquisição potencializará a expansão da área de comunicação na região e beneficiará o Curso de Comunicação Social/Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz.
 
Ensino, pesquisa e extensão – A Universidade não se dedica apenas ao ensino de qualidade. Por meio de seus cursos, pró-reitorias e diretorias, são conduzidas diversas pesquisas de extensão. Esses estudos beneficiam não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral. A UFMA é palco de vários projetos, com atividades que promovem saúde, cultura e educação, impactando cerca de 4,5 milhões de pessoas.
 
Entre os projetos de tecnologias industriais e sociais, foram criados projetos como: Do Nosso Jeito (DNJ), Uniti Virtual, Edital de Ocupação do Palacete Gentil Braga, Fórum de Cultura, Portal de Transparência, Memorial Gonçalves Dias, Podcast DIGISUS, em parceria com o Ministério da Saúde e o desenvolvimento do site referente ao Festival Guarnicê de Cinema.
 
Cursos bem-avaliados - Em meio a um ambiente de incessante transformação, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem demonstrado avanços notáveis, consolidando seu compromisso com a excelência em ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, ela se destaca como um pilar no cenário da educação superior. Uma evidência desse progresso são os dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afiliado ao Ministério da Educação (MEC), que atribuiu nota máxima a sete graduações ofertadas pela UFMA.
 
Adicionalmente, muitos outros programas da UFMA viram suas avaliações melhorarem em relação à análise anterior, indicando um panorama de progresso contínuo e aperfeiçoamento em suas iniciativas. Na última avaliação, 13 graduações alcançaram a nota 4.
 
Histórias - A UFMA é muito mais do que apenas números; ela abre caminhos para histórias brilhantes florescerem. O aniversário de 57 anos da Universidade marca não apenas a trajetória da instituição, mas também a vida de milhares que foram, direta ou indiretamente, beneficiados por sua missão educacional.
 
Muitas histórias são construídas aqui, assim como muitos sonhos se transformam em realidade graças aos espaços e às oportunidades que a Universidade oferece. Exemplo dessa realidade é o Professor Carlos Dias. Formado pela Universidade Federal do Maranhão, retornou à sua alma mater como docente.
 
Carlos graduou-se em Educação Física no Câmpus São Luís, mas sua ligação com a Universidade não parou por aí. Ele decidiu aprofundar seus conhecimentos e habilidades por meio de especializações, mestrado e doutorado e, desde o ano de 2016, tem atuado como professor do curso de Educação Física da UFMA no Câmpus Pinheiro. Na condição de docente, desenvolve projetos de extensão e pesquisas que contribuem, significativamente, para o desenvolvimento da instituição e para a melhoria de vida da comunidade da Baixada Maranhense.
 
 “A Universidade não só me ajudou a me formar como me deu uma boa qualificação para poder ajudar no processo de formação também de outros alunos. Tenho o grupo de pesquisa: Laboratório de Adaptações Cardiorrenais ao Exercício Físico (Lace); atuo também no projeto de extensão voltado para toda a comunidade da Baixada Maranhense fazendo avaliações e acompanhamento dessas pessoas, entre outras ações promovidas a partir da Universidade. Atualmente, estou na função de coordenador do curso de Educação Física de Pinheiro, e tudo isso é graças à excelente formação que eu consegui desenvolver dentro da UFMA, lógico, com bons formadores. Esse processo de formação que a Universidade me possibilitou me proporciona ter um currículo bem-aprimorado e desenvolvido. Sinto-me bem-realizado em ter galgado esses caminhos dentro da Universidade Federal do Maranhão” expressa.
 
Como afirma o Hino da Universidade, “Quão notáveis os teus frutos, qualidade é o teu brasão, Modelo para o Estado e Nação Difusora da ciência, procelosa em expansão, Os seus Campi são completos em ação”.
 
Mas a história não se encerra aqui. Projetando o futuro, a Universidade reafirma seu compromisso com a excelência e inovação, empenhando-se na formação de cidadãos críticos, éticos e engajados no progresso da nação.
 
Consciente do papel que desempenha para o Maranhão e seu povo, a UFMA relembra mais uma vez o poeta caxiense Gonçalves Dias, autor da frase que estampa o seu brasão: “A vida é combate!”. E é assim, atuando de forma cada vez mais combativa no propósito de oferecer uma educação gratuita, acessível e de qualidade, que a Universidade planeja os seus próximos 57 anos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »