MENU

21/10/2023 às 19h49min - Atualizada em 21/10/2023 às 19h49min

Projeto do MPTO em parceria com UMA busca a garantia dos direitos dos idosos

Erlene
ASCOM MP/TO
Foto: Francisca Coelho
  
A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, apresentou nesta sexta-feira, 20, ao representante da Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) –  o projeto “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”, que busca fomentar os espaços de encontro entre idosos e estudantes com vista à promoção do diálogo e do respeito.

Além de apresentar o projeto, a procuradora solicitou a parceria da instituição para executar a ação, que foi prontamente atendida pelo professor pós-doutor e coordenador da UMA/UFT, Luiz Sinésio Silva Neto.

Durante a reunião, a procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira salientou que a educação transforma vidas em qualquer faixa etária, sendo importante sensibilizar outras gerações sobre o direito dos idosos. Lira disse que a intenção é que a execução do projeto seja feita, inicialmente, nas unidades da UMA em Palmas e Araguaína, tendo o intuito de expandir para o interior, contando ainda com a parceria da Secretaria Estadual da Educação. 

Sobre a sistemática do projeto, ela explicou que se dará por meio da aproximação dos alunos da UMA com os estudantes do 6º ao 9º ano de uma escola de nível fundamental, das respectivas cidades em que o “Ponto a Ponto” for executado. 

Já o professor pós-doutor e coordenador da UMA/UFT, Luiz Sinésio Silva Neto, disse que a expectativa é muito grande para o projeto. “Esse é um tema que converge com uma agenda de pesquisa e de extensão da UMA, que assim como o MPTO, acredita que a educação intergeracional é uma estratégia poderosa para a o fortalecimento da solidariedade e  para a construção da vida em um ambiente de paz”.

Próximos passos
Entre as deliberações da reunião, ficou definida a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as instituições, além de encontro com o secretário estadual de Educação para apresentação do projeto.

O projeto
O “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar” foi criado pelo Cesaf/ESMP e tem como objetivo aproximar o MPTO da sociedade por meio da educação, além de resolver conflitos de forma extrajudicial com o apoio da UMA e Secretaria Estadual da Educação (Seduc-TO), proporcionando espaços de encontro entre idosos e estudantes a fim de promover o diálogo e reconhecer a necessidade de traçar novas estratégias de humanização a respeito do envelhecimento.

O público-alvo serão integrantes do MPTO, UMA e Seduc, sendo beneficiários estudantes, idosos, sociedade em geral e a operacionalização do projeto ocorrerá em processos sequenciais, iniciadas com a mobilização e articulação institucional onde serão realizadas ações transversais de diálogo, alinhamento e planejamento entre o MPTO e as demais instituições envolvidas no projeto.

O segundo eixo consiste na sensibilização dos envolvidos, e será feita por meio de palestras, roda de compartilhamento de experiências entre os estudantes e os idosos da UMA, dentre outras formas. Outra atividade de sensibilização será o lançamento do projeto no primeiro semestre de 2024.

Já o último eixo abordará a sistematização e consolidação do projeto, em que os estudantes da UMA terão contato direto com as crianças e adolescentes nas escolas, a fim de promover o respeito aos direitos dos idosos e a construção de um ambiente inclusivo e harmonioso. Outro objetivo é o estreitamento de vínculos entre os avós/bisavós biológicos e afetivos, e a consolidação do projeto ocorrerá por meio de um concurso de redação com o eixo temático: respeito ao idoso, além de produção de documentário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »