MENU

20/10/2023 às 17h29min - Atualizada em 20/10/2023 às 17h45min

Governo do Maranhão propõe parcerias em prol do setor agropecuário durante missão na China

SECOM / MA
Foto: Divulgação
 
Durante sete dias, o Governo do Maranhão esteve na província de Hubei, na China, para participar de reuniões com líderes políticos e realizar visitas institucionais a universidades e empresas da região. Durante a missão, totalmente custeada pelo governo da província, a comitiva maranhense mostrou as potencialidades do estado e declarou estar aberta para estreitar laços comerciais.
Liderada pelo vice-governador Felipe Camarão, a comitiva chegou em território chinês na última quarta-feira (dia 11). A primeira agenda no país foi no Palácio do Governo Popular da Província de Hubei, onde a vice-governadora Chen Ping recebeu os maranhenses e apresentou o interesse em propor parceria com o Governo.

Na ocasião, foram destacados os setores do turismo, cultura, tecnologia, agricultura, entre outros, como pontos de interesse mútuo entre os governos para propor intercâmbios institucionais e comerciais. Além disso, foi planejada a assinatura de um termo de cooperação para que Hubei e o Maranhão tornem-se Estados irmãos, a fim de fortalecer as relações diplomáticas.

No segundo dia de agenda, a comitiva esteve na sede da Huapei Agricultural Development Group Co., a maior empresa de fornecimento de proteína animal da província. Durante a reunião com o presidente Peng Hao, o vice-governador propôs tratativas visando ampliar o mercado maranhense. Já o presidente mostrou interesse em instalar uma unidade da empresa em território maranhense.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Diego Rolim, a visita à China é resultado dos esforços do governador. “Os diálogos com o comércio internacional são um trabalho contínuo que o nosso governador está fazendo ao longo deste ano. Já recebemos embaixadores, participamos de feiras internacionais e, agora, fomos convidados pelo governo de Hubei. Tudo isso mostra que o potencial do Maranhão está sendo bem divulgado para o mundo”, destacou o secretário, que também fez parte da comitiva.

Outra empresa do setor agropecuário que esteve na agenda de visitas foi a Xiao Hu - Duck Food. A empresa é uma das maiores do território chinês em processamento de aves, principalmente de patos. A comitiva pôde conhecer os processos e toda a cadeia produtiva que envolve a empresa.

Os representantes do Governo do Maranhão também buscaram diálogos e parcerias com empresas de produção de papel, de fibra óptica e conectividade, de montagem de automóveis, além de universidades locais. Em todas as oportunidades, a comitiva apresentou o Maranhão como um polo potencial para receber filiais das empresas chinesas, como também propôs intercâmbios pedagógicos entre as instituições educacionais.

Além do vice-governador e o secretário da Sagrima, a comitiva também foi composta pelo assessor para Assuntos Internacionais da Vice-Governadoria, Hugo Vega; o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré; o secretário de Estado Adjunto de Ciência e Tecnologia, Leandro Costa; e os deputados estaduais Ricardo Arruda e Roberto Costa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »