MENU

20/10/2023 às 17h23min - Atualizada em 20/10/2023 às 17h30min

Lançada temporada 2023/2024 do Torneio SESI de Robótica - Regional Maranhão

Competição será em janeiro de 2024, em São Luís, e reunirá equipes maranhenses e de outros estados

Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – Em uma grande noite de comemoração, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) realizou o lançamento do Torneio SESI de Robótica - Regional Maranhão, nas modalidades First Lego League Challenge (FLL) e F1 in Schools, na quarta-feira (18), no SESI Casarão da Indústria. O tema dessa temporada é Masterpiece e exigirá dos competidores muita criatividade para fazer uma verdadeira obra de arte nos tapetes e completar as 15 missões do novo desafio, que ocorre entre os dias 13 e 14 de janeiro, no Multicenter Negócios e Eventos.

Essa nova temporada vem repleta de novidades, entre elas, a participação de escolas públicas na competição. Dentro do Torneio haverá duas disputas valendo vagas para a etapa nacional. A primeira entre equipes das escolas do SESI Maranhão e de outros estados e a segunda entre equipes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem, que também terão a chance de disputar vagas para o campeonato nacional. Ao todo, 35 equipes da rede SESI e 35 de escolas públicas e privadas e equipes de garagem irão competir no torneio maranhense.

A ideia é dar oportunidade para que alunos de escolas públicas possam entrar no mundo da robótica, que envolve a aprendizagem colaborativa e desenvolve habilidades curriculares nas áreas de Ciências Naturais e Humanas, Linguagens e Matemática, como afirma o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez.  

“Para mudar a realidade do nosso país precisamos investir em educação. A robótica é um dos caminhos para despertar nas crianças e jovens o espírito de conhecimento e união. Quero agradecer a todos que estão presentes e acreditam no nosso trabalho, em especial aos nossos parceiros - as empresas Eneva, Solar, Equatorial, Sesc, Guarnicê e a Secretaria Estadual de Cultura, que enviaram seus representantes para essa cerimônia. Acredito que por meio da indústria esse programa pode ir mais longe, atingindo outras escolas e municípios”, ressaltou.

A ampliação do alcance da robótica no Maranhão, a qual o presidente da FIEMA se refere, se tornou possível graças ao Projeto Prototipando Sonhos do SESI-MA, desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para crianças e adolescentes para que se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade.  

Em seu discurso, o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, destacou que a instituição está conseguindo democratizar a robótica no Maranhão. “Criamos dois laboratórios moveis que estão levando a robótica pelo nosso estado. Podem ter certeza de que os alunos que participam nunca mais serão os mesmos. Serão mais de 30 equipes de escolas públicas disputando o nosso torneio. Isso graças ao projeto Prototipando Sonhos, que está mudando a realidade de muitas crianças que nunca tiveram contato com a robótica. Tenho certeza de que o nosso Torneio, que é um dos maiores do país, ano que vem fará história mais uma vez”, declarou.

O projeto leva aprendizado de robótica onde o aluno está. A unidade móvel chega até as escolas municipais do Maranhão, ofertando treinamento aos professores e estudantes, além de kits para que possam iniciar no mundo da robótica, como já ocorre nas escolas do SESI em São Luís, Imperatriz e Bacabal.

Após a cerimônia, os representantes de 11 secretarias municipais das equipes apadrinhadas pelo Projeto SESI Prototipando Sonhos receberam os kits de robótica e assinaram os termos de compromisso. Ao todo, 25 municípios participam do projeto.

 INCENTIVO À ROBÓTICA - Ainda durante o evento, o SESI-MA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) firmaram um novo convênio para concessão de bolsas de iniciação científica para equipes e professores de escolas públicas apadrinhadas pelo Programa Prototipando Sonhos.

“Sem dúvida acho uma iniciativa fantástica. É importante levar às pessoas menos favorecidas a educação, tecnologia e inovação. Parabéns por essa nova forma de ensinar, mostrando a importância do social e da inserção de alunos das escolas públicas”, disse o presidente da FAPEMA, Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »