MENU

20/10/2023 às 17h08min - Atualizada em 20/10/2023 às 17h15min

Frente Parlamentar de Combate à Pobreza debate indicadores e sugestões para a política pública de saúde

Reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realizada na tarde desta quarta-feira

Agência Assembleia
Participaram como convidados o analista João Ricardo Costa e Silva, e a superintendente de Saúde Digital, Mayra Nina Costa, da Secretaria de Estado da Saúde - Foto: Agência Assembleia
 
Nesta quarta-feira (18), a Frente Parlamentar de Combate à Pobreza reuniu-se, na Sala das Comissões, e debateu o eixo temático saúde dentro da perspectiva da longevidade, que é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O encontro foi coordenado pelo deputado Arnaldo Melo (MDB) e contou com a participação dos deputados Florêncio Neto (PSB), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Fernando Braide (PSD), Eric Costa (PSD), Dra. Vivianne (PDT) e Solange Almeida (PL).

Participaram como convidados o analista de planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Ricardo Costa e Silva, e a superintendente de Saúde Digital, Mayra Nina Costa, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Arnaldo Melo abriu a reunião esclarecendo que o objetivo da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza é debater essa temática e, ao final dos trabalhos, elaborar um relatório apontando as causas da pobreza no Maranhão, apresentando sugestões para sua superação.

“Essa radiografia da situação da pobreza no Maranhão precisa ser construída por todos nós, sobretudo por nós, deputados, que representamos o povo maranhense e conhecemos os problemas de cada região de nosso estado. É de fundamental importância que os órgãos governamentais nos apresentem subsídios com indicadores de cada área das políticas públicas, para que possamos contemplar em nosso relatório”, esclareceu.

Programa 'Cuidar de Todos' - Mayra Nina apresentou o programa 'Cuidar de Todos', lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde do Maranhão. “Esse programa está em pleno andamento e vai monitorar 15 indicadores da área da saúde que impactam o IDH do Maranhão. Com a implementação desse programa, podemos evitar a média e a alta complexidade”, esclareceu.

João Ricardo apresentou dados relativos às populações indígenas e quilombolas no Maranhão e sugeriu que sejam contempladas nas sugestões de ações do enfrentamento da pobreza, destacando que atingem um percentual populacional considerável no estado. “As ações a serem desenvolvidas no enfrentamento da pobreza em nosso estado não podem desconsiderar as populações indígenas e quilombolas”, advertiu.

Avaliação - Os deputados Arnaldo Melo e Florêncio Neto consideraram a reunião muito produtiva e destacaram a importância de se debater as causas da pobreza do Maranhão e de se apresentar sugestões para sua superação. “Estamos avançando. A cada reunião evoluímos mais na compreensão das causas da nossa pobreza e ampliamos as sugestões para enfrentarmos esse problema que aflige a nós todos”, frisou Arnaldo Melo.

“Tratamos de um tema fundamental, que é a questão da saúde, nos seus diversos aspectos, e colhemos muito boas sugestões para se avançar nas políticas públicas desse setor e melhorarmos os nossos indicadores no índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, avaliou Florêncio Neto.

Encaminhamentos - Ao final do encontro, foi aprovada a incorporação das sugestões apresentadas ao relatório a ser elaborado pela Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, apontando as causas da pobreza no Maranhão e apresentando sugestões para sua superação. Também foi deliberado sobre as próximas reuniões da Frente, ficando definido o dia 25 de outubro, às 15h, na Sala das Comissões, para debater o eixo temático educação, e dia 8 de novembro, com o eixo temático renda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »