MENU

16/10/2023 às 18h35min - Atualizada em 16/10/2023 às 18h35min

Estudantes de Imperatriz participarão da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Evento em Novo Hamburgo (RS) reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Da Assessoria de Imprensa
O lançamento da 38ª Mostratec aconteceu dia 11, com a presença da jovem pesquisadora Stephanie Staub (20 anos), ex-aluna do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Liberato - Foto: Assessoria de Imprensa
   
Dez trabalhos do Maranhão vão ser apresentados na 38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Imperatriz vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 24 a 26 de outubro de 2023, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 15 países e de 22 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas de biocombustível, saúde física e mental, botânica e educação.

De Imperatriz, da Escola Santa Teresinha, vêm os trabalhos:

PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL PARA AVIAÇÃO A PARTIR DO ÓLEO DA Hymenaea sp UTILIZANDO CATALIZADOR HETEROGÊNEO DERIVADO DA CALCINAÇÃO DE CaO - CASCA DO OVO, pesquisado por Luis Gustavo Neres Ferreira Soares.

ANÁLISE DO BIOPOTENCIAL LARVICIDA DO JOÁ BRAVO (Solanum viarum Dunal) EM LARVAS DE MOSQUITOS CAUSADORES DE DOENÇAS TROPICAIS, estudado por Pedro Paulo Milhomem Braga;

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E NUTRICIONAL DA MACAÚBA (ACROCOMIA ACULEATA) - A OLEAGINOSA PROMISSORA PARA SAÚDE, feito por Letícia Ágape Teixeira;

APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS DA ANNONA CRASSIFLORA (ARATICUM), PARA A PRODUÇÃO DE UM ALIMENTO FUNCIONAL QUE ESTIMULA O SISTEMA IMUNOLÓGICO, elaborado por Ananda Salete Barros Lima;

ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES DO SEXO MASCULINO: UMA NOVA PERSPECTIVA DA MASCULINIDADE, apresentado por Maria Cledina Vieira Cardoso;

BIOHERBICIDA MAXIMIZADO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS ATIVOS DO EXTRATO DA TIMBAUVA DO CAMPO (Enterolobium maximum), esmiuçado por Júlio César Nogueira Ferreira;

O DESENVOLVIMENTO DE UM COLETE ATRAVÉS DA FIBRA NATURAL DO BAMBU (BAMBUSOIDEAE), NO AUXÍLIO DA DIMINUIÇÃO DA ESCOLIOSE, objeto de estudo de Maitê Resende Ribeiro e Gabrylla Gonçalves Borges.

Já do Centro de Ensino União, são apresentados os projetos APROVEITAMENTO TECNOLÓGICO DA FARINHA DO MESOCARPO DA Bactris setosa COMO ISTIMULANTE NEUROTRANSMISSOR, por Maria Madalena Conceição Silva e BIOECONOMIA SOCIAL: APLICANDO OS RECURSOS ORIUNDOS DA PALMEIRA DO BURITI, por Jeam Nunes Moreira.

Do Complexo Educacional Dom Bosco, vem o tema A REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO ESCOLAR EM IMPERATRIZ-MA APÓS A PORTARIA MEC 627/2023, pesquisado por Maria Clara Silva de Araújo.

No total da Mostra, serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae. A entidade também está colaborando na realização do evento.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »