MENU

15/10/2023 às 19h55min - Atualizada em 15/10/2023 às 19h55min

A lembrança do dia em que o Brasil jogou com a camisa do Peñarol

O presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, ofereceu ao Brasil uma lembrança em homenagem ao dia em que o time vestiu a camisa aurinegra.

Da Assessoria
Imprensa/CBF
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, Marquinhos e presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio - Créditos: Vitor Silva/CBF
  
Após o treino desta sexta-feira (14), no Estádio Campeón del Siglo, que pertence ao Atlético Clube Peñarol, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, recebeu das mãos do presidente do clube aurinegro, Ignacio Ruglio, uma homenagem ao dia em que a Seleção Brasileira vestiu a camisa do Peñarol.

Ednaldo Rodrigues retribuiu o gesto presenteando o dirigente com a camisa da Seleção Brasileira autografada pelos atletas. O Zagueiro Marquinhos participou da ocasião e representou os jogadores.

 

Homenagem

A homenagem foi em memória de Roberto Chery, jovem goleiro do Peñarol, que partiu com a Seleção do Uruguai rumo ao Rio de Janeiro para disputar o Torneio Sul-Americano de 1919, a Copa América daquele época.

Na primeira partida disputada pelo Uruguai no torneio, no dia 17 de maio daquele ano, nas Laranjeiras, antigo campo do Fluminense, contra o Chile, houve um incidente que teria consequências trágicas, Roberto Chery deu um grande salto para defender um gol iminente. Ele levou a bola para o escanteio, mas caiu sentindo a violência do impacto.

Terminada a partida, o arqueiro ficou internado por treze dias e faleceu no dia 30 de maio em decorrência de estrangulamento por hérnia inguinal gerada naquela defesa.

Por isso é lembrado por ter dado a vida defendendo a seleção uruguaia. No dia 1º de junho de 1919 foi disputado um amistoso entre Brasil e Argentina. As equipes decidiram usar as duas camisas que o goleiro defendeu na carreira em homenagem a Chery. A Seleção Brasileira vestiu a camisa do Peñarol, enquanto a equipe Argentina jogou com a camisa do Uruguai.

A partida terminou em 3 a 3, então decidiram que o Troféu "Roberto Chery" em disputa seria entregue ao Peñarol, ficando exposto no Museu do clube uruguaio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »