MENU

15/10/2023 às 13h39min - Atualizada em 15/10/2023 às 13h39min

"Que Rei Sou Eu?": relembrando o sucesso e a sátira política de Cassiano Gabus Mendes

Vale lembrar que a trama pode ser conferida na íntegra no Globoplay.

Da Redação
GB Edições
No elenco de “Que Rei Sou Eu” estavam as saudosas Thereza Rachel, que vivia a Rainha Valentina, e Dercy Gonçalves que interpretava a divertida Rainha Mãe / Foto: Arquivo GB Imagem
  
A novela "Que Rei Sou Eu?", escrita por Cassiano Gabus Mendes, tornou-se um grande sucesso na tela da Globo no final da década de 1980 e conquistou novamente o público em 2012, quando foi reprisada no canal pago Viva. Exibida a em 1989, um período de efervescência política no Brasil, a trama de Gabus Mendes aproveitou a liberdade recém-conquistada para discutir questões políticas de forma satírica.

A história se passa no fictício Reino de Avilan, um país decadente no final do Século XVIII, que enfrenta problemas após a morte do rei. Com a necessidade de um sucessor, o conselheiro malévolo Ravengar, interpretado por Antonio Abujamra, decide colocar um mendigo no trono, enquanto o verdadeiro herdeiro inicia uma guerra para tomar o poder. A trama é marc"Que Rei Sou Eu?" apresentou interpretações memoráveis, como a da saudosa Thereza Raquel no papel da cômica Rainha Valentina e Dercy Gonçalves como a Rainha-Mãe nos últimos capítulos da novela. O romance na trama ficou a cargo do triângulo amoroso formado por Giulia Gam, uma pobre camareira, Edson Celulari, o príncipe bastardo, e Nathália do Valle, uma nobre decadente. Tato Gabus também brilhou como o mendigo Pichot, que se torna rei do dia para a noite.

Outro destaque foi Carlos Augusto Strazzer, que fez sua última participação em novelas nesta trama e faleceu em 1993. O elenco ainda contou com nomes como Stênio Garcia, Jorge Dória, Cláudia Abreu, Daniel Filho, Marieta Severo, Vera Holtz, Ísis de Oliveira, John Herbert, Laerte Marrone, Carla Daniel, Aracy Balabanian, Edney Giovenazzi, Milla Moreira, Oswaldo Loureiro, Guilherme Leme, Ítala Nandi e Gianfrancesco Guarneiri, entre outros.

"Que Rei Sou Eu?" é, sem dúvida, uma novela que merece um remake, relembrando seu sucesso e sua abordagem satírica dos temas políticos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »