MENU

15/10/2023 às 13h11min - Atualizada em 15/10/2023 às 13h11min

“Codex 632” mostra uma aventura repleta de enigmas e mitos

A partir do dia 19 a série que é uma coprodução Brasil/Portugal, entra no catálogo do Globoplay e promete ser uma das grandes estreias do ano.

Da Redação
GB Edições
“Codex 632” mostra uma aventura repleta de enigmas e mitos desbravados por Tomás de Noronha (Paulo Pires), professor universitário que se envolve em uma investigação iniciada por seu mentor / Foto: GB Imagem
   
A adaptação para as telas do livro de sucesso, “O Codex 632”, é a primeira coprodução entre Globoplay, RTP e SPi. Inspirada no best seller do jornalista José Rodrigues dos Santos, a série é composta por seis episódios de 45 minutos.

"Estamos muito felizes de fecharmos uma coprodução com Portugal, um país que tem tantos laços históricos com o Brasil. Temos certeza de que será a primeira de muitas coproduções que faremos com o país. O Globoplay aposta muito nessa parceria e acredita que o público vai ficar agarrado à história desta série que é inspirada numa obra que tem feito tanto sucesso", destaca Ana Carolina Lima, Head de Conteúdo Globoplay.

As gravações de “Codex 632” começaram em julho do ano passado, dividindo-se entre Portugal e Brasil, tendo como cenários as cidades de Lisboa e Rio de Janeiro. A adaptação do livro para a série é de Pedro Lopes, com direção artística de Artur Pinheiro, direção de fotografia de Miguel Manso, realização de Sérgio Graciano e produção executiva de José Amaral. 

Segundo José Fragoso, diretor da RTP1, “este é um momento emblemático para a ficção em língua portuguesa. Numa época em que as coproduções são o grande motor da produção audiovisual em todo o mundo, esta primeira parceria entre a RTP, o Globoplay e a SPi permitirá dar vida nas telas às personagens singulares de uma das obras literárias de José Rodrigues dos Santos mais vendidas em todo o mundo. ‘Codex 632’ juntará alguns dos melhores atores e atrizes, portugueses e brasileiros, do nosso tempo, e marcará uma fase particularmente estimulante da produção audiovisual no Brasil e em Portugal”.

“Codex 632” mostra uma aventura repleta de enigmas e mitos desbravados por Tomás de Noronha (Paulo Pires), professor universitário que se envolve em uma investigação iniciada por seu mentor, Martinho Toscano, que pode mudar a memória coletiva das pessoas e a percepção que elas têm da História Mundial.

Marido de Luisa Toscano (Betty Faria), Martinho desenvolvia uma pesquisa sobre o “descobrimento do Brasil” quando morreu no Rio de Janeiro em circunstâncias obscuras. A morte do historiador é tratada de forma secreta pela polícia e, quanto mais Tomás chegar perto da verdade, mais perigo ele correrá. Especialista em criptologia, Tomás é contratado por Nelson Moliarti (Alexandre Borges) para decodificar a busca do seu mentor. 

Construída em ritmo ágil, “Codex 632” conta com muitos enigmas e desdobramentos surpreendentes. O que leva Tomás a aceitar a oportunidade é o dinheiro, mas ele se empenha em desvendar os enigmas que conduziram à morte do seu mentor. Ele desabafa sobre a proposta que recebe com sua melhor amiga e confidente, a professora Vitória (Ana Sofia Martins), que lidera de forma oculta um grupo de ativistas que destrói estátuas e símbolos do colonialismo em Lisboa.

Nelson Moliarti é administrador da Fundação Histórica Américo Vespúcio. “Tive a alegria de fazer meu primeiro trabalho audiovisual em Portugal nessa coprodução maravilhosa. É muito emocionante atravessar o Atlântico para fazer um trabalho desse nível e com essa importância. Meu personagem é um homem interessado na história e no lucro que a história traz. É bacana quando você faz um personagem que não é o que verdadeiramente mostra à primeira vista. Tem muito por trás do que ele esconde, do que está no subtexto”, afirma Alexandre Borges.   

  Tomás é casado com Constança (Deborah Secco), com quem teve Margarida (Leonor Belo), mas a relação de anos do casal está em crise. “Tomás mergulha muito no trabalho e essa é uma das causas do desgaste familiar que vive com a esposa. A história da obra é fantástica e a relação com o elenco brasileiro foi um luxo”, pontua Paulo Pires.

A investigação que Tomás está envolvido se apresenta aos poucos como uma perigosa teia de mistérios e mentiras que também envolve involuntariamente a viúva de Martinho Toscano, Luisa. “Ela é viúva de um homem que passou a vida fazendo pesquisas e procurando saber a verdade histórica. Existe uma máfia que é contra a verdade vir à tona e o marido dela sabia demais. Ela já aparece na trama sendo ameaçada e apresentando um começo de Alzheimer”, adianta Betty Faria.

Baseado em documentos históricos genuínos, “Codex 632” concentra-se na enigmática mensagem encontrada entre os papéis do velho historiador deixara no Rio de Janeiro antes de morrer. O mistério revela-se para além da imaginação de Tomás, lançando-o inesperadamente na pista do mais bem guardado segredo dos Descobrimentos: a verdadeira identidade e missão de Cristóvão Colombo.

Além de “Codex 632” que será disponibilizada a partir da próxima quinta-feira, dia 19, o Globoplay já traz em seu catálogo “Theodosia”, primeiro live-action internacional coproduzido com Cottonwood Media, que teve como parceiros a alemã ZDF, ZDF Enterprise e a HBOMax, e em breve vai disponibilizar “Rio Connection”, uma parceria entre a Globo, a Floresta e a Sony com cenas gravadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Montevideo.

Agora é aguardar para ver as novidades e conferir todos os detalhes!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »