MENU

10/10/2023 às 20h40min - Atualizada em 10/10/2023 às 20h45min

Governo investe na empregabilidade da juventude maranhense com o Programa Trabalho Jovem

SECOM / MA
Foto: Rodrigo Ribeiro
 
O Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e Trabalho e Economia Solidária (Setres), promoveu o 1º Encontro Estadual do Programa Trabalho Jovem, nessa segunda-feira (9). O evento, que contou com a presença do governador Carlos Brandão, reuniu empresários e jovens em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

O programa recebeu um investimento de aproximadamente 15 milhões de reais do Governo do Estado, em 2023, e visa promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. Com dois eixos de atuação distintos, a iniciativa da gestão estadual atende a diferentes perfis que estão em busca de oportunidades de emprego e formação.

No Eixo Estágio Social, coordenado pela Seinc, mais de 2.000 jovens, com idades entre 17 e 25 anos, que se cadastraram no site do programa desde maio, estão sendo beneficiados com bolsas de estágio no valor de R$ 600,00. A iniciativa visa proporcionar uma experiência prática no mercado de trabalho, complementando a formação dos estagiários e preparando-os para futuras carreiras.

Já no Eixo Auxílio à Contratação, coordenado pela Setres, 1.000 jovens da mesma faixa etária têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com carteira assinada. Essa medida não apenas oferece estabilidade financeira aos jovens, mas, também, contribui para o crescimento das empresas que participam do programa.

Tendo em vista que em muitas ocasiões a juventude maranhense e brasileira não consegue se inserir no mercado de trabalho, devido à falta de experiência, o governador Brandão destaca que o programa Trabalho Jovem é uma iniciativa em que o estado visa mediar esse contato com as empresas e assegurar esse ingresso.

“O programa Trabalho Jovem é uma oportunidade para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho, mas que não conhecem ou não têm experiência. Então, o governo paga uma bolsa para que eles possam ingressar tanto no serviço público, quanto na iniciativa privada. Com a distribuição desse programa em 54 municípios, se inscreveram cerca de 15 mil pessoas. Nós contemplamos mais de 2.500 jovens de forma a garantir a experiência e a remuneração”, enfatizou o governador Brandão.

O secretário de Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc), Júnior Marreca, pontua que além de fazer circular o dinheiro na economia, os valores da bolsa do programa poderão servir de auxílio no transporte, na contribuição aos estudos ou às famílias.

“Este é um programa que visa propiciar a oportunidade de estagiar e de aprender. É uma bolsa de R$ 600 reais, é um estágio destinado a jovens de 17 a 21 anos que estão cursando os ensinos Médio, Superior, EJA e Educação Especial. Portanto, é um programa que dá a oportunidade dos jovens viverem momentos importantes na forma de aprendizado”, frisou o titular da Seinc.

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Luiz Henrique Lula, enfatiza o histórico positivo que o Maranhão acumula por influência do programa Trabalho Jovem, iniciativa que tem fortalecido a economia do estado.

“É um programa fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. Uma iniciativa que foi capaz de colocar, no mercado de trabalho, mil jovens de 17 a 21 anos. Também foi um programa que ajudou o Maranhão a ter o melhor resultado no mês de junho. É uma ação que solidifica esse crescente estado de empregabilidade, já no oitavo mês consecutivo. São 19.054 jovens empregados, portanto, temos um estado buscando o pleno emprego”, destacou o secretário da Setres.

Maria Clara Pontes, que é natural de Coroatá e estuda Engenharia Civil em Bacabal, destaca a importância do auxílio do Trabalho Jovem na ajuda de custos para se manter em outra cidade. Para ela, a iniciativa estadual serve de incentivo ao estudo, à capacitação profissional e à empregabilidade.

“Essa foi uma oportunidade muito boa para mim. Eu não sou de Bacabal, eu moro em Coroatá. Eu faço Engenharia Civil em Bacabal e esse programa é muito bom pelo fato de eu conseguir me sustentar em outra cidade. É algo muito importante para todos nós jovens”, pontuou a universitária.

Lucas Gabriel, estagiário contemplado pelo programa, comemora o seu ingresso no mercado de trabalho. “É muito bom. É um programa que está ajudando estudantes a conseguir uma vaga de emprego, tanto após a conclusão do Ensino Médio, quanto da faculdade. Eu gostaria de mandar um agradecimento ao governo por esse grande evento que ele nos proporcionou”, agradeceu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »