MENU

09/10/2023 às 20h12min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h15min

SENAI-MA e governo estadual firmam acordo para oferta de cursos para mulheres

Além da pesquisa aplicada ao desenvolvimento tecnológico do estado, a parceria possibilitará a capacitação das mulheres atendidas pelo Programa Casa de Esperança

Imprensa/FIEMA
SENAI-MA se une ao governo estadual para oferta de cursos para mulheres - Foto: Divulgação
SÃO LUÍS – O Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) celebrou a assinatura de três acordos de cooperação técnica com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Projetos Estratégicos (SEDEPE), na última sexta-feira (06), na sede da Secretaria, no bairro Calhau.

 O primeiro documento diz respeito à oferta de cursos para mulheres atendidas pelo Programa Casa de Esperança, desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de garantir assistência social para mães de baixa renda e para o desenvolvimento saudável das crianças durante a primeira infância.

 O segundo acordo visa o desenvolvimento de atividades conjuntas que viabilizem o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, estudos e criação de centros tecnológicos para certificação de frutas e mudas maranhenses, impulsionando a produção, comercialização e exportação.

 E o último acordo é referente ao desenvolvimento de atividades conjuntas que viabilizem o mapeamento de desafios, criação de agenda tecnológica, roadmap, captação de recursos, construção e implementação de legislação específica e marco regulatório para a implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Estado do Maranhão, transformando o Complexo Portuário do Estado em um polo de produção de Hidrogênio Verde para abastecimento da indústria nacional e internacional.

 O presidente da FIEMA e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez, destacou o significado da parceria entre as duas instituições. “Com a assinatura desses três protocolos de intenção, nosso objetivo é que juntos, Governo do Estado e setor privado, possam alavancar o Maranhão. O SENAI-MA está ofertando toda a sua expertise e a SEDEPE ofertando toda a estrutura para que esses projetos tenham sucesso”, ressaltou.

 O SENAI-MA é uma instituição privada de interesse público e sem fins lucrativos, mantida com recursos provenientes das empresas industriais e receitas próprias, parte integrante do Sistema Indústria, cuja missão é prestar formação profissional e tecnológica, promover a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria do país.

 O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, falou sobre a importância e os desafios dos acordos assinados com a SEDEPE. “Capacitar uma mulher é capacitar uma geração. Essa é uma das premissas que move a qualificação das participantes do Programa Casa de Esperança. O SENAI-MA não poderia ficar de fora de um projeto tão bonito. Os outros dois projetos serão na área da pesquisa aplicada, voltados para o desenvolvimento tecnológico do estado, e estamos prontos para começar esses novos desafios. Estamos juntos pelo crescimento do nosso Maranhão, com base na educação, tecnologia e inovação”.

 O secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares, agradeceu o Sistema FIEMA e os benefícios dos acordos firmados para o estado. “Hoje, vejo um Maranhão diferente, com apoio de empresários e com projetos focados no desenvolvimento da nossa economia, com pessoas capacitadas e com programas que permitem uma oportunidade para quem tanto precisa. Obrigado ao Sistema FIEMA pela parceria e por embarcar junto conosco nesses novos desafios”, afirmou.

Estiveram presentes o vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner, a coordenadora do Programa Casa de Esperança, Ceres Fernandes, a secretária extraordinária de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe, além de assessores e técnicos da SEDEPE.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »