MENU

09/10/2023 às 18h34min - Atualizada em 09/10/2023 às 18h34min

Governo do Estado entrega 22 novas viaturas para o sistema penitenciário

Secom/MA
Governador Carlos Brandão fez a entrega das novas viaturas para a Seap - Fotos: Brunno Carvalho
  
Para reforçar o Sistema Penitenciário do Maranhão, o governo do Estado entregou novas viaturas totalmente equipadas para atender aos grupamentos de segurança. O governador Carlos Brandão participou da solenidade. São 20 viaturas adquiridas com recursos próprios, que serão distribuídas nas diferentes regiões do estado. Outros dois veículos, que foram apreendidos pela Seap, também foram totalmente adaptados e integrados à frota da secretaria, somando 22 novos veículos para a Polícia Penal do Maranhão (PPM).

A entrega fez parte das comemorações dos bons resultados conquistados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) que tem 13 unidades prisionais entre as 30 melhores do país.

“Estão de parabéns cada servidor e servidora da Seap pela premiação obtida em âmbito nacional. Somos, sem dúvida, a melhor secretaria de administração penitenciária do Brasil e a que tem a melhor gestão. Certamente vamos continuar avançando na gestão penitenciária do nosso estado. E para comemorar estamos entregando 22 viaturas, que serão usadas no deslocamento dos presos, melhorando o aparelhamento da secretaria”, destacou Brandão.

O governador visitou as instalações da Seap, conversou com os servidores e falou dos avanços do sistema penitenciário. “O sistema penitenciário estadual não tem mais analfabetos. Além disso, as oficinas de trabalho estão transformando a vida dos apenados. Por meio da fabricação de blocos de concreto, uniformes, carteiras escolares e móveis nós estamos garantindo uma profissão e a ressocialização dessas pessoas”, comemorou.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo de Andrade, explicou como serão utilizadas as novas viaturas. “As novas viaturas serão empregadas em todas as regiões do estado e vão reforçar as escoltas do sistema prisional. Com isso teremos mais qualidade nos deslocamentos para audiências, atendimentos médicos”, disse.
 

Gestão premiada

Em setembro deste ano, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou a cerimônia de premiação das unidades prisionais modelo do país com a entrega do Selo de Gestão Qualitativa em Serviços Penais. E o Maranhão se destacou na premiação.

O Maranhão ganhou o certificado de Gestão Qualificada em Serviços Penais por ter obtido o primeiro lugar na categoria Ranking Prisional. Já na categoria Gestão Penal o estado levou o primeiro lugar com a Unidade Penitenciária Feminina de São Luís e o terceiro lugar com a Unidade Prisional de São Luís 4.

O Selo de Gestão Qualitativa em Serviços Penais foi lançado pela Senappen em 2020, com o objetivo de promover a excelência e estimular a busca por melhorias de todas as unidades penitenciárias do Brasil.

Vale destacar que, desde 2015, o Governo do Maranhão, por meio da Seap, vem trabalhando e mudando o cenário dos estabelecimentos penais do estado. Todo esse trabalho trouxe resultados e indicadores positivos, que elevaram o nível de gestão, e hoje tornou-se modelo de referência no país.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »