MENU

06/10/2023 às 19h51min - Atualizada em 06/10/2023 às 19h51min

Monitoramento do emprego aponta saldo superior a 2 mil contratações no Maranhão, diz a FIEMA 

Resultado foi positivo em todos os segmentos da indústria em agosto 

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação/FIEMA
   
SÃO LUÍS -
Segundo o Monitoramento do Emprego Formal, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o número de trabalhadores no Brasil com carteira assinada alcançou 43,8 milhões em estoque no mês de agosto de 2023. No Nordeste foi registrado um saldo de mais de 63 mil e, no Maranhão, um saldo de 2.409 novas contratações. As informações têm base no novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Em relação ao Maranhão e à análise por grupo de atividade econômica, o maior saldo nesse mês foi produzido pela atividade da Construção Civil, que resultou em 531 postos de empregos criados e um estoque de 48.921 empregos formais, sendo o maior estoque entre as atividades.  

A Indústria da Transformação segue a da Construção, com um saldo positivo de 232 pontos, gerando estoque de 41.321 trabalhadores. Em seguida, as atividades dos SIUPs - Serviços Industriais de Utilidade Pública – que apresentaram, em agosto, um saldo positivo de 23 postos gerados, com total de 4.647 trabalhadores formais.  

Quanto à evolução do saldo do emprego nos setores de atividade econômica maranhense, na comparação com o mês anterior, o setor de Serviços, com aumento de 37,5%, foi o único setor com crescimento positivo. 

Ao se analisar o setor da indústria incluindo a construção, verifica-se um saldo de 806 contratações líquidas, resultado 25% menor que o observado no mês anterior. Já no Nordeste, registrou-se saldo 82% maior, com 24.077 contratações líquidas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »