MENU

06/10/2023 às 19h21min - Atualizada em 06/10/2023 às 19h21min

Projeto cultural Orquestra Vai à Praça faz apresentação em São Pedro da Água Branca

Janaina Amorim
Foto: Divulgação/Bill Waishington

São Pedro da Água Branca - A cidade de São Pedro da Água Branca (MA) recebe hoje, 7 de outubro, às 20h, na Praça da Juventude, o projeto Orquestra Vai à Praça. A iniciativa tem como objetivo difundir a música instrumental brasileira, com foco na música de concerto, com apresentações da Carajazz Marabá Orquestra, uma big band formada por músicos marabaenses. Com acesso gratuito, os espetáculos serão realizados nos estados do Maranhão e Pará.

O Orquestra Vai à Praça é uma iniciativa da TheRoque Produções, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, aliada a uma parceria institucional com as prefeituras das cidades que vão receber os concertos da orquestra, através das secretarias de Cultura e Educação.

Os próximos municípios contemplados serão Açailândia (MA), Parauapebas (PA) e Marabá (PA). Em todas as cidades, as ações são realizadas em espaços públicos. Esse é um dos grandes diferenciais do projeto, já que normalmente esse tipo de espetáculo cultural é realizado em ambientes fechados e restritos a públicos específicos.

Segundo o produtor, Jackson Gouveia, optar por realizar os shows ao ar livre é uma forma de facilitar o acesso da população a essa linguagem musical. “Isso demonstra a intenção de facilitar o acesso da população e oferecer oportunidades culturais que geralmente são raras, considerando o contexto habitual das programações oferecidas na região onde estamos inseridos, evidentemente. Representa, ainda, a descentralização e democratização de iniciativas culturais viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio de empresa presente e atuante na nossa região.”, destacou.

 Além disso, o foco do projeto na música de concerto ajuda a ampliar a apreciação desse gênero, muitas vezes menos popular do que outros estilos, o que contribui para a diversificação da cena musical local. Outro impacto positivo é a integração social, já que o projeto tem o potencial de unir a comunidade em torno de uma experiência compartilhada, promovendo um sentimento de pertencimento e identidade cultural. Serve ainda de inspiração para jovens músicos da região, incentivando a busca por formação musical e a valorização da educação artística.

Essa é a primeira vez que a Carajazz Marabá Orquestra está em uma turnê, o que representa uma oportunidade de contribuir para a valorização da música ao vivo como uma forma importante de expressão cultural, destacando a autenticidade e a conexão direta entre artistas e público.

O repertório foi cuidadosamente selecionado, constituído por um conjunto de obras que abrange clássicos da Música Popular Brasileira e também músicas de artistas locais maranhenses e paraenses. A ideia é que o público se veja inserido na apresentação, proporcionando uma experiência envolvente, assim como valorizar a produção artística regional.

Para o regente convidado da  Carajazz Marabá Orquestra, Ney Conceição, essa será uma chance única de apresentar ao público um formato musical que normalmente não é encontrado em espaços mais voltados ao mercado comercial. “Estamos aguardando o público para esse projeto que possibilita que todo mundo tenha a oportunidade de conhecer as músicas, os arranjos e o trabalho da orquestra”.

Parceria com a comunidade - Com o objetivo de fortalecer o vínculo com as organizações locais, acontecerá durante o Orquestra Vai à Praça, o Festival do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de São Pedro da Água Branca, o “Brincando com o MESP”. O evento é voltado para o público infantil e vai contar com momento lúdico, com contação de história, pula-pula e outras brincadeiras. Com o intuito de arrecadar recursos para organizar a Feira da Mulher Empreendedora, o grupo organizou uma praça de alimentação, onde haverá comercialização de lanches.

O momento será uma oportunidade para essas empreendedoras divulgarem e venderem seus trabalhos e ao mesmo tempo mostra o compromisso da The Roque Produções com iniciativas de economia criativa local e com a cultura empreendedora na comunidade.

A presidente da MESP, Camila Oliveira Soares, avaliou positivamente a parceria. “Essa é uma oportunidade da gente somar forças e juntar os públicos, oferecendo diversidade de atrações para a comunidade. Juntos, vamos ter mais projeção. Esses vínculos são importantes também porque permitem uma troca de experiências muito grande. Estamos animados”, afirmou.

Sobre a Orquestra - Uma big band formada por músicos marabaenses, Carajazz Marabá Orquestra é a única formação deste segmento do sul e sudeste do Pará. Teve seu início no ano de 2010, motivada pelo centenário de Marabá e, desde então, tem dado uma contribuição importante para o cenário cultural regional.

Vertente pedagógica- Além das apresentações públicas e ao vivo, a iniciativa inclui uma vertente pedagógica voltada para o público a partir de 10 anos. Em São Pedro da Água Branca, esse momento acontece dia 18 de outubro, na Escola Municipal Henrique de La Roque I, localizada na Rua Mário Andreazza, Centro. A parte pedagógica é composta por uma palestra, que se inicia às 8h30, e uma oficina, que começa às 14h30.

O tema da palestra é “Contribuições de Paulo Moura e César Camargo Mariano para a música instrumental brasileira contemporânea”, ministrada pelo músico, sociólogo, educador musical, Fabiano Rodrigues. Tanto Paulo Moura quanto César Camargo Mariano são figuras icônicas na música brasileira que deixaram uma marca na cena musical do Brasil. Suas contribuições incluem a exploração de diferentes estilos, a fusão de influências culturais e a promoção da música instrumental e do jazz no contexto brasileiro, enriquecendo assim o panorama musical do país. Dessa forma, a palestra é oportunidade de enriquecimento cultural.

O projeto busca ainda promover a inclusão social, por meio de oficinas sobre musicalização, com material didático adaptado para pessoas surdas. Aborda de forma bilíngue toda a temática musical apresentada objetivando um ensino transdisciplinar, através de recursos didáticos eletrônicos, como jogos, explorando as sensações visuais e vibrotáteis dos alunos participantes. Como objetivo geral, a oficina busca mediar o entendimento dos alunos participantes para a compreensão de como se dá o fazer musical, ou seja, como é produzir/tocar música inserindo-os no universo dos sons. 

“Vamos trabalhar a musicalização de forma geral. Então podem participar da oficina tanto ouvintes quanto surdos. Vamos ter um material didático que foi todo elaborado nessa perspectiva de incluir as pessoas surdas nessa oficina”, detalhou o ministrante da oficina, Walkimar Guedes.

A proposta é tornar a música mais acessível e inclusiva, permitir que pessoas com deficiência auditiva também possam participar e promover a integração social. Nosso objetivo é também promover uma compreensão mais profunda das necessidades e potenciais das pessoas surdas, com impactos além do momento educativo, já que a medida que os participantes ouvintes interagem e aprendem junto com as pessoas surdas, elas podem levar essa empatia e compreensão para outras áreas de suas vidas, promovendo um ambiente mais inclusivo em geral.

 

Serviço

  • O que? Concerto da Carajazz Marabá Orquestra
  • Onde? Praça da Juventude, São Pedro da Água Branca
  • Quando? 7 de outubro, às 20h
  • O que? Palestra “Contribuições de Paulo Moura e César Camargo Mariano para a música instrumental brasileira contemporânea
  • Onde? Escola Municipal Henrique de La Roque I, Rua Mário Andreazza, Centro
  • Quando? 18 de outubro, 8h30
  • O que? Oficina Introdução a Musicalização de Pessoas Surdas
  • Onde? Escola Municipal Henrique de La Roque I, Rua Mário Andreazza, Centro
  • Quando? 18 de outubro, 14h30
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »