MENU

04/10/2023 às 18h17min - Atualizada em 04/10/2023 às 18h17min

Maranhão participa de vitrine internacional para produção e exportação de frutas e legumes

Secom/MA
Embaixador brasileiro na Espanha, Orlando Leite Ribeiro; governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas; e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (Foto: Divulgação)

   
O Governo do Maranhão tem trabalhado para gerar emprego e renda e mais um importante passo foi dado nesta terça-feira (3) com a presença do governador Carlos Brandão e do secretário da Agricultura e Pecuária, Diego Rolim, na maior feira de referência comercial para frutas e legumes no mundo, a Fruit Attraction. O evento realizado em Madri, na Espanha, possibilitou o diálogo com grandes produtores e empresários para alavancar o setor no Maranhão.

“Estamos na maior feira de fruticultura do mundo, juntamente com a governadora do Rio Grande do Norte [Fátima Bezerra], e aqui no stand do Brasil pudemos dialogar com vários produtores e empresários que trabalham com fruticultura. Temos entrado em contato com grandes empresários e produtores para fortalecer essa relação, não só nacional, mas também internacional”, destacou o governador Carlos Brandão.

Brandão ressaltou que o Maranhão tem uma grande potencialidade para a produção no setor de fruticultura e que o estado prepara ações importantes para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva. “Precisamos dar apoio para o pequeno produtor e para a agricultura familiar e, com isso, vamos gerar milhares de empregos dentro do nosso estado”, afirmou.

A Fruit Attraction reúne produtores e comerciantes do mundo inteiro sendo uma referência na área. O secretário Diego Rolim explicou que foi possível apresentar as várias características do Maranhão que mostram o estado como favorável para a produção de frutas e legumes.

“Estamos mostrando todas as potencialidades do nosso estado para que possamos trazer investidores, apresentando os nossos recursos hídricos, o nosso clima, para que possamos alavancar cada vez mais esse setor que é tão importante e vital para pequenos, médios e grandes produtores”, frisou Diego Rolim.

Brasil sediará edição da Fruit Attraction

O evento contou com a participação do ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas, que anunciou que uma edição da feira será realizada no Brasil. “Estou encantado de ter esta presença tão ativa e tão importante do Brasil nesta edição da Fruit Attraction. Ano que vem teremos uma edição da feira no Brasil, onde os produtos terão mais projeção para o mundo”, anunciou o ministro.

O anúncio do Brasil para sediar o evento foi destacado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. “Me dá um orgulho imenso ver o melão de lá do Rio Grande do Norte aqui na feira de Madri e uma notícia muito boa é que no próximo ano essa feira vai para o Brasil, ou seja, a gente sai daqui cada vez mais motivado. Esse é o Brasil que, com o presidente Lula, voltou a resgatar o respeito internacional”, comentou.

Também esteve presente no primeiro dia do evento o embaixador brasileiro na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, e representantes da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que lidera a delegação brasileira.

A Fruit Attraction segue com programação até a quinta-feira (5) e a comitiva maranhense participará de diversas atividades, incluindo reuniões com representantes do setor agrícola, apresentações sobre as oportunidades de investimento no Maranhão e visitas a stands de empresas do ramo frutífero.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »