MENU

03/10/2023 às 18h52min - Atualizada em 03/10/2023 às 19h00min

Cordino entra na Justiça por vagas nacionais e punição maior a desistentes da Copa FMF

Além das vagas na Série D e na Copa do Brasil, a Onça de Barra do Corda solicita suspensão de dois anos a seis clubes

Gustavo Arruda
Troféu da Copa FMF competição extinta pela entidade - Foto: Divulgação/Tuntum
 
O Cordino entrou com um mandado de garantia no Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA) nesta segunda-feira (2), pedindo uma punição maior aos clubes que desistiram da Copa FMF 2023, competição que definiria os donos das últimas vagas restantes do futebol maranhense na Série D e na Copa do Brasil de 2024. Com as saídas de Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, Pinheiro, São José de Ribamar e Chapadinha, a Copa FMF foi cancelada e extinta pela Federação Maranhense de Futebol (FMF).

Em seu mandado de garantia, o Cordino requer as vagas nacionais e cita o regulamento específico do Campeonato Maranhense de 2023, que prevê dois anos de suspensão aos clubes desistentes da Copa FMF. Após decidir pelo cancelamento da Copa FMF, a Federação Maranhense confirmou apenas uma multa de R$ 5 mil a cada equipe que desistiu da competição, com o valor sendo destinado ao custeio do Campeonato Maranhense de 2024.

A Copa FMF foi cancelada e extinta oficialmente no dia 22 de setembro, após reunião da diretoria da Federação Maranhense de Futebol. Além disso, a FMF confirmou os donos das vagas que estariam em disputa no torneio seletivo: enquanto o Moto Club garantiu presença na Série D, o Sampaio Corrêa vai jogar a Copa do Brasil, levando em consideração a classificação do Campeonato Maranhense de 2023.

A decisão da Federação Maranhense de cancelar a Copa FMF ocorreu após o envio de um ofício conjunto de Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro, no dia 21 de setembro, solicitando desistência da Copa FMF e o cancelamento da competição. Pouco antes, no dia 18, o Chapadinha pediu sua exclusão do torneio seletivo.

Com a desistência desses seis times, a Copa FMF ficou inviável, já que o art. 25 do Regulamento Geral de Competições da CBF obriga uma copa estadual ou torneio seletivo com vaga em competições nacionais a ter participação mínima de seis times, sendo quatro deles da primeira divisão do Estadual. Após essas saídas, apenas o Cordino e o campeão da Segundinha Maranhense ainda estariam aptos para disputar o torneio seletivo. Com a primeira desistência do Chapadinha, o vice da Segundinha ganhou uma vaga, mas a Copa FMF continuaria sem preencher os requisitos mínimos da CBF.

 

Ofício

No ofício enviado à FMF, Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro alegaram que a realização da Copa FMF 2023 prejudicaria seus recursos financeiros, já que eles teriam de arcar com custos de arbitragem, viagens, hospedagens e pagamento de atletas para uma competição de curto período, o que comprometeria o planejamento para a disputa do Campeonato Maranhense de 2024 e outros torneios. Vale ressaltar que Sampaio Corrêa e Moto Club, dois dos times que assinam o documento, vão competir na Pré-Copa do Nordeste logo no início da próxima temporada. Além disso, o comunicado destaca que o Chapadinha, sexto colocado no último Estadual, já tinha anunciado oficialmente sua desistência da Copa FMF.

A participação do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série B também foi apontado pelos cinco clubes como um empecilho para a Copa FMF 2023, já que o torneio estadual seria realizado em meio aos últimos compromissos da Bolívia Querida na Segundona. A manutenção do Sampaio na Série B, ressalta o ofício, é de interesse de todos os clubes maranhenses, já que o Tricolor soma pontos importantes para o estado no Ranking de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), utilizado na distribuição das vagas em competições nacionais, com destaque para a terceira vaga maranhense na Copa do Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »