MENU

02/10/2023 às 20h14min - Atualizada em 02/10/2023 às 20h30min

Vereadores de Araguaína destinam recursos de emendam impositivas para compra de veículos e equipamentos para a Saúde e beneficiam população

Ascom / PMAraguaína
Vereadores Marcos Duarte e Soldado Alcivan destinaram suas emendas para a compra de um microônibus para a Clínica-escola Mundo Autista - Foto: Marcos Filho Sandes / Ascom Araguaína
 
O prefeito Wagner Rodrigues entregou, na última sexta-feira (29/9), equipamentos e veículos destinados à Saúde por meio de emendas impositivas dos vereadores. Emendas impositivas são alterações feitas pelos parlamentares no orçamento municipal. No chamado Orçamento Participativo, os vereadores podem contribuir no planejamento estratégico do Município, alterando o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) e destinando verbas para áreas como saúde, educação e entidades que atuam em áreas de interesse público.

“É muito importante essa integração para que o povo saiba que o recurso público é bem aplicado em prol da nossa população. Os vereadores estão comprovando o que fazem pela população de Araguaína”, destacou Wagner.

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) receberam dez autoclaves, equipamento para esterilização dos utensílios não-descartáveis utilizados em atendimentos médicos e odontológicos, adquiridas por emenda do vereador Terciliano Gomes.

“Com as autoclaves, concluímos a implantação da Central Municipal de Esterilização”, afirmou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia. Ainda de acordo com a secretária, o restante do recurso destinado pelo vereador será utilizado na compra dos uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE).

Com o recurso destinado pela vereadora Zezé Cardoso, foram adquiridos quatro bebedouros e três geladeiras para unidades básicas. O vereador Thiago Costa destinou recurso para a aquisição de 200 tablets que facilitarão o trabalho dos ACS e ACE.

O vereador Matheus Mariano destinou sua cota para a compra de um novo veículo para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), voltado aos usuários que apresentam dificuldades de locomoção e precisam de cuidados pós-operatórios, paliativos e de reabilitação. “Nossas equipes atendem hoje um total de 50 pacientes. Com mais esse veículo, poderemos duplicar nossa capacidade de atendimento, abrangendo a zona rural”, comemorou a coordenadora do SAD, Camila Sandes.

Em parceria, os vereadores Marcos Duarte e Soldado Alcivan destinaram suas emendas para a compra de um microônibus para a Clínica-escola Mundo Autista. “Estamos muito alegres em poder contribuir! E no que depender da Câmara Municipal, nós continuaremos dando sustentabilidade ao Executivo Municipal e a todas as secretarias para que a comunidade receba atendimento de qualidade”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Duarte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »