MENU

23/09/2023 às 10h54min - Atualizada em 23/09/2023 às 10h54min

Secretarias de Infraestrutura e Educação reformam nove Centros de Ensino Educa Mais

Secom/MA
Foto: Divulgação/Secom-MA
   
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está reformando nove Centros de Ensino Educa Mais por todo o estado. Destes, seis estão localizados em São Luís, um em São José de Ribamar, um em Imperatriz e outro em Pedreiras.


Os serviços em andamento vão desde reparos estruturais, como revisão de telhados, impermeabilização de lajes de cobertura, alvenaria em ampliação de espaços como refeitórios, pinturas interna e externa, além da revisão nas instalações elétricas, hidráulica e sanitária.

“Estamos trabalhando para entregar aos estudantes do ensino médio, ambientes modernos, adequados à formação acadêmica de qualidade dos jovens maranhenses. As nossas equipes estão realizando uma ampla reforma para garantir segurança, conforto e tranquilidade ao ambiente escolar, visto que esses Centros de Ensino são de tempo integral”, destacou o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira.

Na escola Professor Mário Martins Meireles, situada no bairro Pedrinhas (BR-135), reinaugurada no último 16 de setembro, a requalificação incluiu intervenções, como: reforma de infraestrutura em salas, banheiros e quadra esportiva; rampas de acesso; reforma do teto e piso; pintura completa; instalação de câmeras de segurança, esgotamento sanitário e melhorias no estacionamento.

"O projeto executado pela Sinfra, em parceria com a Seduc, tornou essa escola de tempo integral um ambiente mais seguro e funcional para o ensino/aprendizagem, além de outras atividades para os estudantes. Muito bom participar desta entrega ao lado do governador Carlos Brandão e ver a alegria dos alunos", continuou Aparício.

Para a professora Sandra de Fátima Ferreira Torres, gestora geral do Centro Educa Mais Professor Luís Alves Ferreira, localizado no bairro Liberdade, em São Luís, a reforma realizada nas instalações prediais favorecem o bom andamento das atividades. A gestora destaca que o ambiente limpo e seguro oferece maior satisfação, tanto para os alunos como para os professores, ao utilizarem as dependências da escola.

“Aqui desenvolvemos uma metodologia de ensino que requer mais tempo de permanência das crianças no ambiente escolar e está amparada nos quatro pilares da Educação, que são: aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser. Então, desenvolvemos aqui atividades acadêmicas e de recreação como música, dança, futsal e basquete, além do ensino profissionalizante”, ressaltou. 

 

Centros Educa Mais

Os Centros Educa Mais são escolas de ensino médio que oferecem educação em tempo integral, seguindo o modelo “Escola da Escolha”, desenvolvido, inicialmente, em Pernambuco, a partir do Ginásio Pernambucano, e expandido para os demais estados com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. 

O diferencial dos Centros Educa Mais é que a implantação se dá a partir de um Modelo Pedagógico e de um Modelo de Gestão, também conhecido como TGE, centralizados no Projeto de Vida dos estudantes, a partir de três eixos: Formação Acadêmica de Qualidade, Formação para a Vida e Formação para as Competências do Século XXI.

No Maranhão, o modelo foi implantado em 2017 como parte do Programa Escola Digna, sendo escolhidas, inicialmente, 11 escolas localizadas em São Luís, Alcântara, Timon, Santa Inês e Viana. Posteriormente, foram implantadas, também, em outros municípios do estado, totalizando, atualmente, 57 Centros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »