MENU

20/09/2023 às 19h50min - Atualizada em 20/09/2023 às 20h00min

Imperatriz inicia preparação para o jogo de sábado contra o Tuntum abrindo o returno da Série B

Treino nesta quarta-feira (20) foi em dois períodos, com academia pela manhã e tático a tarde

Dema de Oliveira
Robson Melo comandou treino tático ontem, na Arena Botafogo - Foto: Gabriel Dias/Assessoria/SID
 
O time do Imperatriz iniciou preparação para o jogo de sábado (23), contra o Tuntum, abrindo o returno da Série B do Campeonato Maranhense de Futebol 2023.

Treino nesta quarta-feira (20) foi em dois períodos com academia pela manhã e tático a tarde, na Arena Botafogo. Para esta quinta-feira (21), está marcado descanso programado pela manhã e tático a tarde no Frei Epifânio.

A movimentação visando jogo contra o Tuntum começou já na tarde de terça-feira, ocasião que foi ministrada uma atividade denominada de recovery.

O futebol é um esporte que exige dos atletas, demandas físicas, fisiológicas e psicológicas muito altas. A elevada intensidade durante os jogos, aliada a um calendário competitivo e muito congestionado, leva os atletas a entrarem em processo de fadiga. Porém, estratégias para minimizar a fadiga, podem fornecer uma importante vantagem competitiva em relação aos adversários. Uma dessas estratégias é o recovery, que promove uma melhor e mais rápida recuperação pós-jogo.

O recovery é caracterizado, basicamente, por processos restaurativos que proporcionam uma recuperação musculoesquelética ou, até mesmo, recuperação psicológica. A recuperação depende do índice de estresse ao qual cada atleta é submetido e, também, ao perfil de personalidade.

Os modelos de recovery mais comuns são os passivos e ativos. Os modelos passivos são caracterizados por métodos externos, tais como massagens, alongamentos, crioterapia ou até a implementação de um estado completo de repouso. Já os modelos ativos, englobam atividades físicas de média e baixa intensidade executadas por um período curto de tempo, por exemplo: caminhadas ou trotes, jogos reduzidos, atividades na sala de musculação, entre outros.

Para o jogo de sábado (23), o Imperatriz tem dois desfalques certos, o atacante Everson Bilal e o meia Pedrinho, que foram expulsos na última segunda-feira. O treinador Róbson Melo ainda não definiu os substitutos.

Imperatriz e Tuntum, abrindo o returno da fase de grupos do Campeonato Maranhense da Segunda Divisão, acontecerá neste sábado (23), às 20h, no Frei Epifânio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »