MENU

19/09/2023 às 23h59min - Atualizada em 20/09/2023 às 10h39min

Formando e Cozinhando abre 75 vagas para municípios que compõem Rota dos Guarás e Região Tocantina

Secom/MA
Alunos e alunas durante aula do Programa Formando e Cozinhando. (Foto: Meiky Braga)

   
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), abriu 75 novas vagas para a formação completa em cozinha básica, do projeto social Formando e Cozinhando, com o objetivo de capacitar profissionais maranhenses do ramo da gastronomia de baixa renda e sem formação técnica. Serão 25 vagas para Cururupu, 25 para Guimarães e 25 para Imperatriz, municípios que compõem a Rota dos Guarás e a Região Tocantina.

Buscando fomentar e fortalecer ainda mais o turismo gastronômico nas regiões e qualificar profissionais que já atuam na área, o Formando e Cozinhando ministra aulas teóricas e práticas com o auxílio de chefs de cozinha, gastrólogos e nutricionistas locais e nacionais referências em suas áreas de atuações.

“Chegaremos na Rota dos Guarás e na Região Tocantina para fortalecer as relações afetivas, identidade de pertencimento, gerar microempreendedores, aquecer a economia local, multiplicar agentes de transformação social e, até mesmo, ajudar na superação da fome, por meio da gastronomia social”, destacou Ana Gabriela, coordenadora do projeto.

Em 2023, o governo ampliou o número de vagas e possibilitou a formação para 125 micro e pequenos empreendedores da capital e da região do Parque dos Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas e na Vila de Atins. Dessa forma, gerando capacitação, emprego e renda, fortalecendo a agricultura familiar, o agronegócio e as estruturas do turismo e do lazer nas cidades.

“O Formando e Cozinhando é a porta de entrada para muitos jovens de baixa renda no ramo da gastronomia. Neste ano, ampliamos as vagas em todo o Maranhão, e o objetivo é continuar assegurando mais oportunidades para quem precisa e busca profissionalização”, disse o governador Carlos Brandão.

As inscrições para as novas turmas vão até o dia 29 de setembro e devem ser feitas pelo site formandoecozinhando.ma.gov.br

Cronograma:

  • Prazo para inscrição - 18 a 29/09
  • Divulgação do resultado preliminar dos selecionados - 03/10
  • Prazo para recurso - 03 a 06/10
  • Fase de análise dos recursos - 09 a 13/10
  • Fase da divulgação de análise dos recursos - 16 a 17/10
  • Divulgação do resultado final dos selecionados - 20/10
  • Fase de matrícula dos selecionados - 23 a 27/10
  • Pagamento da parcela mensal - A partir de novembro de 2023
  • Início das aulas - A partir de novembro de 2023

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »