MENU

19/09/2023 às 23h59min - Atualizada em 20/09/2023 às 09h41min

Detran lança Semana Nacional de Trânsito no Maranhão

Secom/MA
Foto: Divulgação/Secom/MA

   
“Eu costumava sair aos finais de semana com os amigos para tomar cerveja. Em uma dessas saídas sofri um acidente e retornei para casa sentado em uma cadeira de rodas”. O relato é de Wilame Damasceno, que sofreu um acidente de trânsito em 2009, ao fazer a perigosa combinação entre álcool e direção. 


Cadeirante, desde então, Wilame atualmente exerce a função de educador para o trânsito no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), e nesta segunda-feira (18) participou de uma das atividades que marcaram o lançamento da Semana Nacional de Trânsito 2023. 

“O que mais tira vidas de motoristas e pedestres é o álcool e a direção. Essa é uma semana para refletir e mudar. É preciso respeitar o próximo, respeitar as leis de trânsito e usar os dispositivos de segurança, como capacete e cinto”, avalia Wilame. 

A cerimônia de lançamento da Semana foi realizada no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no bairro Calhau, em São Luís. Representantes do Detran/MA, da Polícia Militar do Estado (PMMA) e demais entes do Sistema de Segurança Pública participaram da solenidade de lançamento. 

“Vamos fazer várias ações educativas em todo o estado, junto à Polícia Militar, com o BPRv [Batalhão de Polícia Militar Rodoviária Estadual], com ações educativas para conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Estamos todos unidos em um único objetivo: reduzir acidentes e salvar vidas”, reforça o diretor-geral do Detran/MA, Heverton Pereira. 

A Semana Nacional de Trânsito é desenvolvida anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, e é composta por ações em todo o país, com o objetivo de conscientizar diversos agentes, sejam eles condutores, ciclistas, passageiros ou pedestres. Este ano, o tema escolhido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a campanha é “No Trânsito, Escolha a Vida!”. 

Ainda neste mês de setembro, o Detran-MA intensificará, em todo o estado, diversas ações educativas, tais como: palestras, blitzes educativas de trânsito, abordagens em espaços públicos, entre outras. A iniciativa envolve instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais (ONGs) e toda sociedade civil.

Dados do Detran/MA apontam que, de janeiro a dezembro de 2022, mais de 1.100 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Maranhão, sendo que mais de 70% desses óbitos foram de motociclistas. Ainda segundo o Departamento, somente de janeiro a maio deste ano, quase 400 pessoas morreram em estradas maranhenses, sendo que a absoluta maioria dos acidentes fatais (73.62%) envolviam motocicletas.    

“É muito importante o lançamento dessa campanha para conscientizar as pessoas a dirigir com mais segurança, usar equipamentos de segurança ao dirigir seu veículo, sua motocicleta, e, assim, evitar acidentes e perdas de vidas no trânsito”, pontua o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP/MA), Maurício Martins.  

 

Ações educativas e videomonitoramento

O lançamento da Semana Nacional de Trânsito 2023 no Maranhão foi marcada pela apresentação da esquete dramática “Todo mundo tem direito à vida, todo mundo tem direito igual” - que contou com a participação do servidor Wilame Damasceno. Durante o evento, foi anunciado um convênio firmado entre o Detran/MA, SSP e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) - órgão responsável pela sinalização e fiscalização em vias estaduais - para garantir o videomonitoramento nas estradas estaduais. 

“Vamos começar por São Luís, na MA-203, no Araçagy, ainda esse mês. Acreditamos que com radar e videomonitoramento nós vamos reduzir o número de acidentes”, explica o diretor do Detran/MA, Heverton Pereira. 

O presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou a integração com demais entidades na promoção da campanha no Maranhão. “O momento é de coesão de todos os organismos e sociedade, pelo respeito às leis, prevenção de acidentes e preservação da vida. Temos reiterado os esforços para garantir a promoção de medidas que reduzam os índices de acidentes nas estradas maranhenses”, concluiu Adriano Sarney.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »