MENU

19/09/2023 às 23h13min - Atualizada em 19/09/2023 às 23h30min

Defesa Civil mantém monitoramento diário do nível do Rio Tocantins

Medida ajuda a orientar banhistas sobre os riscos de lazer diante do aumento do volume de água, após anúncio oficial sobre o fim do período de verão

Islene Lima - Ascom
Volume de água aumentou nos últimos dias - Foto: Divulgação
 
O período de praias em Imperatriz e região foi concluído na segunda semana de setembro, porém, mesmo com as recomendações da Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), sobre o aumento do nível do rio, que atualmente está com 1,63 metros abaixo de zero, os banhistas continuam frequentando algumas praias onde os bancos de areia ainda aparecem.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, o nível do rio está subindo gradativamente, o que já era esperando para o mês de setembro. Ele explica que apesar do forte calor em todo país, e na nascente do rio Tocantins em Goiás, a tendência é que esses bancos de areias que ainda persistem em algumas praias desapareçam totalmente nos próximos dias.

“Estamos alertando, não só a Defesa Civil, mas a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), também enviou uma documentação, avisando sobre o fim do período de veraneio, bem como o aumento do nível do Rio Tocantins a partir desse mês, o que é muito comum, já que a estação de chuvas na região inicia em meados de outubro, novembro, se estendendo até abril do próximo ano”, pontua Josiano.

Além disso, o superintendente reforça sobre os perigos de afogamentos após o fim do período de veraneio. Ele exemplifica que por conta do aumento do rio e do desaparecimento dos bancos de areia, misturado com bebidas alcoólicas, isso pode ocasionar uma tragédia, já que os locais de banho não têm estrutura adequada para receber a população.

 

Onda de calor!

A coordenadoria Municipal de Defesa Civil divulgou que o Maranhão receberá uma onda de calor, devido à massa quente que passará pelo Estado, onde as temperaturas podem atingir até 45 graus. Diante disso o órgão recomenda alguns cuidados a população, principalmente aos banhistas que inevitavelmente irão procurar as águas do Rio Tocantins para se refrescar.
 
  • Beba bastante água
  • Use e abuse do protetor solar
  • Se for ao rio, evite bebidas alcoólicas
  • Cuidado redobrado com crianças e idosos
  • Evite roupas quentes
  • Evitar contato direto com o sol entre às 11h e 16h0

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »