MENU

19/09/2023 às 23h02min - Atualizada em 19/09/2023 às 23h15min

Prefeita de Guaraí descumpre acordo que suspendeu greve da Educação em Guaraí e tenta adiar pela 3ª vez

Assembleia da categoria será convocada pelo Sindicato para deliberar sobre a situação

Com Informações do Sintet/Guaraí
Profissionais da educação de Guaraí - Foto: Divulgação
 
O Sintet Regional de Guaraí (TO) afirmou que a prefeitura do município não cumpriu o acordo que encerrou a greve dos profissionais da rede municipal de ensino, realizada em 2022, e repudiou a conduta da gestão. A prefeita da cidade é Maria de Fátima Coelho Nunes.

Segundo a presidente do Sintet, Iolanda Bastos, a gestão municipal não vai receber o sindicato para dar andamento nas negociações após a categoria não aceitar a prorrogação de mais 90 dias para o cumprimento do acordo de greve.

O prazo para cumprir o acordo já foi adiado outras duas vezes pela prefeitura e venceu em 31 de julho de 2023.

O acordo que suspendeu a greve da educação em Guaraí consiste no pagamento do reajuste do piso na carreira, conforme a lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Para aplicar o reajuste nas tabelas, a prefeitura baixou os níveis da progressão vertical da graduação de 15% para 4% e da pós-graduação, de 6% para 4%. Ainda prometeu aprovar o novo PCCR com a devida reestruturação.

“A lei do piso não estava sendo cumprida devido a uma decisão judicial, mas o STJ [Superior Tribunal de Justiça] já julgou favorável, tem que cumprir. Quanto ao PCCR, a gestão contratou uma empresa para fazer estudos do plano de carreira, porém sem necessidade, já que temos uma comissão. Para nós, falta vontade da prefeitura de pagar nossos direitos, valorizar a educação e resolver esse impasse”, disse Iolanda Bastos.

Conforme o Sintet, a prefeitura ficou de dar uma resposta sobre o cumprimento do acordo da greve na última quinta-feira, 14 de agosto, porém não recebeu a categoria.

Sem resposta da prefeitura, o sindicato disse ser obrigado a convocar uma assembleia da categoria para deliberar sobre a situação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »