MENU

18/09/2023 às 22h19min - Atualizada em 18/09/2023 às 22h30min

Em São Luís, Governo inaugura obras em fortalecimento à educação, esporte e lazer

SECOM
Foto: Rodrigo Ribeiro
 
O Governo do Maranhão segue inaugurando obras em alusão ao mês de Aniversário de São Luís. O governador Carlos Brandão, no sábado (16), fortaleceu a educação com a entrega de escola no bairro Pedrinhas; e o esporte e o lazer com a inauguração Praça da Família do Maracanã e a Areninha Esportiva da Cidade Operária (Arena Índio).

O governador Carlos Brandão destacou que estas inaugurações fazem parte da iniciativa de entregar 120 obras no mês de aniversário da capital e somar, até o final do ano, um total de 213 benfeitorias do Governo do Maranhão em São Luís.

“Hoje, começamos na zona rural com a requalificação da escola integral Mário Meireles, que é de grande importância para um melhor aprendizado. No Maracanã, entregamos a praça para fazerem exercícios, caminhada, é um equipamento de lazer e cultura”, pontuou Brandão.

Pedrinhas
No bairro Pedrinhas, o Governo do Maranhão promoveu obras com o objetivo de modernizar e melhorar as instalações do Centro Educa Mais Prof. Mário Martins Meireles, tornando a escola de tempo integral em um ambiente mais adequado e funcional para a educação e outras atividades.

O equipamento educacional recebeu diversas intervenções que ocorreram desde a reforma infraestrutural em salas, banheiros e quadras, até a instalação de câmeras de segurança, esgotamento e melhorias no estacionamento.

O gestor-geral do Centro Educa Mais Professor Mário Martins Meireles, Jorge Paz, falou da importância histórica do equipamento educacional e de o Governo ter realizado a reforma desta escola que já tem acolhido, inclusive, os filhos das primeiras gerações de alunos. Para o educador, a iniciativa do estado renovou a esperança e os sonhos da comunidade do bairro Pedrinhas.

“A reforma sintetiza a renovação dos sonhos e da esperança dessa comunidade que tem 19 anos e já formou uma geração praticamente inteira, inclusive, a gente recebe filhos das primeiras pessoas que estudaram aqui. O nosso agradecimento é todo especial a esse Governo que tanto tem feito pela educação”, comemorou o educador.

Estudante do 2º ano, Mayara Vitória Veloso pontuou todos os novos benefícios e destacou a nova infraestrutura das salas como uma forma de ofertar mais conforto durante o ensino em tempo integral.

“Com a nova reforma, a gente consegue ter um ambiente mais agradável para estudar e passar o dia todo. Esta biblioteca, por exemplo, é muito boa na hora do nosso intervalo, a gente vem pra cá, raciocina e lê livros. Além disso, tem a quadra para acontecer as interclasses e muitas outras coisas. A gente agradece pelo que estão fazendo pela nossa comunidade”, disse a estudante.

Também aluno do 2º ano, Sanyo Antônio Sales enfatizou que se sente privilegiado por estudar em uma escola onde o Governo pôde garantir uma melhor performance estudantil a todos os alunos.

“A gente se sente muito privilegiado em relação à reforma que aconteceu nesta escola, que trouxe uma estrutura diferente, uma área mais acomodada para a gente, nos dá mais motivação em vir para a escola e, por isso, nós estamos muito agradecidos ao governador Brandão e ao governo por terem trazido essa oportunidade”, afirmou o aluno.

Maracanã
No Maracanã, o governador inaugurou a Praça da Família, ampliando as opções de lazer e esportes para a comunidade. O paisagismo trouxe beleza natural ao ambiente, e equipamentos de academia e brinquedos foram disponibilizados para incentivar a atividade física e a recreação.

Essa inauguração representa um investimento significativo na qualidade de vida dos moradores do bairro do Maracanã, proporcionando um espaço de convívio, lazer e cultura que promove o bem-estar e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

“Tá ótimo, tá lindo! Um trabalho muito humanitário mesmo, voltado para todas as pessoas, para as crianças e para a saúde dos idosos não só do Maracanã, mas de toda a região. Como eu moro aqui de frente, eu tenho a satisfação de ver os pais trazendo as crianças. Muito gratificante receber esse trabalho do governador com toda a sua equipe”, disse a aposentada Joana de Jesus.

Cidade Operária
Inaugurada por Brandão na Cidade Operária, a Arena Índio é um espaço que visa proporcionar lazer e atividades esportivas para a comunidade local. A construção desse espaço esportivo envolveu diversos serviços e elementos que incluem além da Arena Society, os quiosques, vestiários, academia, guarita, arquibancada, além de novas instalações elétricas, urbanização e paisagismo.

A inauguração da Areninha Esportiva não apenas proporciona um espaço para atividades esportivas, mas também promove o lazer e o convívio comunitário. Além disso, durante a inauguração, foram oferecidos serviços à comunidade, como entrega de kits esportivos, atendimento odontológico com a Clínica Sorrir Móvel, consultas médicas em geral, e serviços de saúde para mulheres com a Carreta da Mulher Maranhense, demonstrando o compromisso do estado com o bem-estar da população local.

Durante a inauguração do espaço, o governador se comprometeu a expandir o número de Areninhas Esportivas a mais cidades maranhenses, como forma de incentivar a prática esportiva e a revelação de talentos maranhenses.

“A Cidade Operária merecia essa Areninha, uma quadra moderna e equipada que vai dar oportunidade da prática esportiva aos jovens. Aqui, vamos descobrir grandes talentos. Nós aproveitamos também para realizar algumas ações de saúde, a exemplo da Carreta da Mulher Maranhense e do Sorrir com saúde bucal”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Para o autônomo Geilson Santos, além de uma questão urbanística, o equipamento esportivo abre novas oportunidades aos jovens da Cidade Operária. “Essa Arena chegou na hora certa para abrir oportunidades e retirar os jovens das drogas. Tá bem localizada aqui na Cidade Operária, tá a coisa mais linda. O meu muito obrigado ao governador Brandão e ao vice-governador Camarão, graças a eles, essa obra chegou e está tudo muito bem organizado”, disse.

Gilmara de Paula, que é coordenadora da Carreta da Mulher, explicou que a ação do Governo na Cidade Operária tratou de melhorar o acesso à saúde, prevenir doenças, promover a igualdade de gênero e fortalecer o sistema de saúde.

“Hoje, na Cidade Operária, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, está com a Carreta da Mulher oferecendo serviços de saúde como a aferição de pressão, testes rápidos de hepatites C e B, sífilis e HIV. Junto à EMSERH, nós também trouxemos atendimentos de especialidades médicas de pediatria, ginecologia e dermatologia”, pontuou a coordenadora.

Com a presença da Carreta da Mulher Maranhense na Cidade Operária, Margarida de Sousa pôde realizar o seu primeiro exame de mamografia. Na ocasião, a aposentada desmistificou o medo e ainda incentivou as amigas.

“Essa ação aqui é muito importante, porque tem muita gente que precisa. Hoje, eu fiz a mamografia, coisa que nunca tinha feito, o povo diz que dói, que aperta, mas não achei. Eu não estou sentindo nada nos seios, mas tenho 70 anos e é bom prevenir. Eu tô gostando muito, já até avisei minhas amigas. Agora aguardo para fazer um transvaginal”, pontuou a aposentada.

Elzimar da Silva, que é artesã, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade de receber atendimento odontológico gratuito pela Clínica Sorrir Móvel. Na ocasião, ela também agradeceu pelo incentivo ao esporte na comunidade por meio da nova Areninha Esportiva.

“Esse serviço aqui pertinho de casa está sendo maravilhoso, a comunidade necessita dessas ações. É muito bom principalmente para as pessoas que não têm acesso a um atendimento de qualidade do dentista, até pelo preço. E agora, temos a Arena Índio, que é mais um incentivo ao esporte e é bom para retirar os jovens da marginalidade”, disse a artista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »