MENU

17/09/2023 às 08h01min - Atualizada em 17/09/2023 às 08h01min

Forças de segurança localizam quinto suspeito de atirar em agentes na Bahia

Um agente da polícia federal foi morto no confronto nesta sexta-feira (15). PF e policiais Civil e Militar do estado ainda procuram demais integrantes da facção criminosa

Fernando Alves
Brasil 61
Foto: Alberto Maraux/Ascom SSPBA

  
O quinto envolvido no enfrentamento entre policiais e uma facção criminosa em Salvador (BA) foi localizado por equipes da Polícia Federal (PF) e da Patamo na madrugada deste sábado (16). 

Com ele, apreenderam uma submetralhadora, carregador e munições, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A PF e as polícias Civil e Militar do estado da Bahia seguem à procura dos demais integrantes da facção que entrou em confronto com agentes nessa sexta-feira (15). 

Na manhã deste sábado, o diretor-geral em exercício da PF, Gustavo Souza, e o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, além de outras autoridades, se reuniram para discutir ações de combate ao crime organizado e traçar estratégias para encontrar os outros envolvidos nos disparos contra as forças de segurança. A informação é da SSP do estado. 

O especialista em segurança pública Leonardo Sant’Anna avalia que o ocorrido é o “espelhamento” do investimento feito pelo crime organizado na última década. Ele afirma que a morte do policial federal na operação — profissional de alto nível de treinamento — mostra o que pode acontecer se não houver mudanças nos investimento em áreas como logística, armamento e inteligência na segurança pública

“O primeiro ponto que precisa ser considerado é que nós temos, nesse momento, alguém ou um grupo que tem tido muito mais inteligência, logística, preparação, equipamento do que se imaginava. Então é hora de haver uma mudança para cima, de comportamento em relação ao que se investe nas forças de segurança para que esse resultado não mais aconteça.”  

Operação e morte

A Operação Fauda foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), na manhã de sexta-feira contra uma facção ligada, de acordo com a SSP,  ao tráfico de drogas, homicídios e roubos. Um agente e cinco suspeitos foram atingidos e morreram em confrontos. Outros dois agentes — um da PF e um da Polícia Civil da Bahia (PC-BA) — ficaram feridos, segundo a PC-BA. 

O policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida faleceu na sexta, em Salvador.  Em nota, a Polícia Federal lamentou a morte do agente e afirmou que “está empenhada e acompanhando de perto a investigação das circunstâncias que envolveram o falecimento”. 

Conforme informações divulgadas ontem pela PF, o diretor-geral em exercício, Gustavo Souza, foi a Salvador acompanhar os fatos. “Também estão em deslocamento, equipes de policiais federais que atuam na inteligência e em grupos táticos da PF, além de blindados, para reforço da operação”, diz a Polícia Federal.

Violência na Bahia

Sandra Cristina Ribeiro, de 47 anos, é moradora do município de Lauro de Freitas, localizado na região metropolitana de Salvador. Ela relata que a violência na capital baiana tem mudado a rotina dos moradores e de quem frequenta a região. Sandra Cristina conta ainda que a “violência extrema” na cidade tem causado tensão. 

“A situação está de um jeito que a gente vai, mas com medo de pegar um ônibus, um metrô, com medo de tiroteio, com medo de assalto. Até os bairros mais nobres daqui a gente vê relatos na televisão o tempo todo que estão sendo o alvo dessa violência. Então eu vejo que a violência em Salvador ultrapassou a fronteira dos bairros perigosos. Ela está em todos os ambientes, em todos os bairros.”

Íntegra da nota de pesar da Polícia Federal:

A Direção-Geral da Polícia Federal manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do agente de Polícia Federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, lotado no Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Bahia, ocorrido nesta sexta-feira (15), em Salvador.

Lucas Caribé ingressou na Polícia Federal em 2013, na SR/PA, sendo inicialmente lotado na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (DELEPAT/PA) e, em seguida, na Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PA). 

Passou a integrar, em 2019, a Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, sendo lotado, inicialmente, no NEPOM/BA. Atualmente, compunha o quadro de policiais do GPI. 

O Diretor-Geral substituto da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, decretou luto oficial de três dias. 

A Polícia Federal expressa suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados.

Informamos, ainda, que a Polícia Federal está empenhada e acompanhando de perto a investigação das circunstâncias que envolveram o falecimento.
  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »