MENU

13/09/2023 às 19h13min - Atualizada em 13/09/2023 às 19h15min

Shell está investindo R$ 100 milhões ao longo de cinco anos em projeto de maranhense

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
Em 2024 será construída a 1ª biorrefinaria de etanol a partir do agave. O objetivo deste projeto é que esta Usina piloto faça parte integrante do desenvolvimento de uma nova fonte de biomassa para produção de biocombustíveis do sertão.

Maranhão é um forte candidato para receber o investimento da 1ª biorrefinaria de etanol a partir do agave, tem um clima tropical com duas estações distintas com base nas chuvas, nas altas temperaturas e na alta umidade durante a estação das chuvas

A região nordeste do Brasil, com seu clima semiárido, é perfeita para o desenvolvimento do Agave, que é uma planta de porte grande, originária do México,  conhecida por ser a principal matéria-prima para a produção da bebida tequila. A referida planta está direcionada a mudar o cenário da paisagem do semiárido, gerando grandes benefícios a economia na região nordeste do Brasil.
 
Com esta finalidade, nasceu o Projeto ETANOL VERDE DO MARANHÃO, para desenvolvimento do Agave brasileiro, de autoria e iniciativa de Helberth de Oliveira, em parceria com  Don Chamber, representante da Ausagave - empresa australiana de melhoramento genético da Agave.  O objetivo é formatar acordo para transferência de material genético da Agave tequilana da Austrália para o Brasil, com foco na produção de biocombustíveis.

Para Helberth de Oliveira, “é uma planta com uma capacidade espetacular de desenvolvimento em terras típicas da caatinga, destacamos aqui o estado do Maranhão devido a sua abundância territorial, clima e solos perfeitos para a integração do Agave que possui um potencial energético surpreendente.”

Entre os produtos que poderão ser fabricados a partir da Agave tequilana estão o  etanol, energia a partir do bagaço, além de produtos de valores mais elevados como inulina, adoçantes, entre outros.

Conforme explicações De Helbetrh de Oliveira, autor do projeto, fica evidente que o mais importante mercado de etanol para o Brasil é o Nordeste, cabe ressaltar que o etanol de tequila possui extremo potencial para ser a solução da região Nordeste. Assim sendo, o objetivo é somar e trabalhar na entressafra da cana de açúcar e do milho e introduzir mais um tipo de biomassa, lembrando que os outros cultivares continuarão sendo importantes principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde o clima e solo não são favoráveis para a produção de agave e por este motivo também, é importante ressaltar a importância da construção de uma biorrefinaria onde mais uma vez ressalta-se o Estado do Maranhão como um ponto estratégico para sua construção de uma fábrica de combustível sustentável de aviação.

A planta da espécie das suculentas pode se tornar uma alternativa à cana de açúcar e ao milho na produção de etanol e biogás, primeiramente iniciar o projeto no gigantesco Estado do Maranhão e  povoar a região do semiárido  com parques de biorrefino. A instalação da usina piloto também conta com o apoio da PetroBahia e da Casa dos Ventos no Estado da Bahia como forte candidato para receber o investimento. 

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.
A ideia é formalizar uma parceria estratégica com o Senai Cimatec do Maranhão e terá como foco na mecanização da produção, desenvolvendo maquinários específicos para o plantio e colheita em grande escala. O objetivo é superar a falta de mecanização na cultura do agave.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »