MENU

13/09/2023 às 18h43min - Atualizada em 13/09/2023 às 19h00min

Assembleia Legislativa confirma concurso para diversos cargos

Último concurso da Assembleia Legislativa foi realizado há mais de 15 anos

Da Assessoria
Dicom / ALETO
Presidente da Aleto, Amélio Cayres, assina autorização do concurso - Foto: Ísis Oliveira / Dicom Aleto
 
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) deu mais um passo para a realização de seu tão aguardado concurso público. O ato que formaliza a criação da comissão responsável pelo andamento do certame foi assinado na manhã desta quarta-feira (13/09) pelo presidente da Casa, Amélio Cayres (Republicanos), e demais parlamentares.

O Ato da Mesa Diretora dispõe sobre a autorização para a realização de concurso de provas e títulos, limitando-se ao quantitativo de vagas existentes no quadro e carreiras dos servidores efetivos do Poder Legislativo.

Conforme o documento, o preenchimento das vagas fica condicionado à disponibilidade financeira prevista na dotação orçamentária destinada a essa finalidade.

O ato detalha que serão oferecidas vagas para os seguintes cargos: policial legislativo, técnico legislativo, técnico em enfermagem, técnico em segurança do trabalho, tradutor e intérprete de Libras, técnico em design gráfico, analista legislativo (nas áreas de administração, auditoria e controle interno, ciências contábeis, ciências econômicas, cerimonial, direito, enfermagem, análise de sistema, análise de suporte em informática, suporte técnico em informática, desenvolvimento de sistema, web designer, jornalismo, medicina, pedagogia, psicologia, publicidade, relações públicas, revisão, engenharia e arquitetura) e técnico jurídico. Estão previstas cerca de 110 vagas.

Provas serão realizadas em todas as regiões do Estado
Durante a assinatura do ato de autorização do concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), nesta quarta-feira (13), o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), afirmou que o certame será realizado com transparência e anunciou a aplicação das provas em todas as regionais do Estado, e não apenas na capital, como de costume. O objetivo é ampliar o acesso e a participação da população.

“Há muito tempo não é feito um concurso na Assembleia, desde 2005, então essa é uma grande oportunidade. Apesar deste ser um ato assinado pela mesa diretora, essa é uma demanda de todos os 24 deputados, pois todos têm lutado por isso, têm nos procurado e trabalhado nessa mesma linha pela efetivação do concurso”, frisou o presidente.

Sobre a banca examinadora, o presidente explicou que a mesa diretora está “buscando uma empresa que execute o concurso de maior credibilidade possível, para realizar o certame sem nenhum questionamento jurídico e com o máximo de transparência”, afirmou.

Aplicação das provas nas regionais
“Além disso, vamos aplicar as provas em todas as regiões do Estado, inclusive levaremos o mesmo cursinho pré-vestibular que temos na Capital para todos os pólos de realização, por meio da Escola do Legislativo. Sabemos que o concurso é público, mas vamos torcer para que os nossos tocantinenses sejam agraciados e possam realizar este sonho”, completou o chefe do Legislativo.

Conforme o ato assinado, estão previstos cargos nas áreas de Policial Legislativo, Técnico Legislativo, Analista Legislativo e Procurador Jurídico. O próximo passo é o lançamento do edital que deverá ser anunciado em breve.

O último concurso Assembleia Legislativa ocorreu em 2005, aplicado pela banca Cesgranrio, e contou com a oferta de 66 vagas, para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

O objetivo da lei é reduzir a quantidade de processos movidos contra os moradores em relação ao atraso do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e demais tributos da cidade, como a Taxa de Lixo, por exemplo, diminuindo os casos de bloqueio de contas por determinação judicial. A Prefeitura de Araguaína é obrigada a cobrar na Justiça os devedores sob pena de responsabilização do prefeito e demais gestores por improbidade administrativa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »