MENU

13/09/2023 às 18h35min - Atualizada em 13/09/2023 às 18h45min

Polícia Americana recaptura Danilo Cavalcante

Condenado a prisão perpétua acusado de assassinar a ex-companheira Danilo ficou foragido e caçado por 14 dias

Dema de Oliveira
Danilo Cavalcante foi recapturado e volta ao presídio onde cumprirá pena de prisão perpétua - Foto: Divulgação/Polícia da Pensilvânia


Danilo Cavalcante, o brasileiro, natural do Maranhão (São João do Paraíso), que foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, que escapou da prisão e manteve as autoridades em alerta por 14 dias, finalmente foi capturado nesta quarta-feira (13), anunciou a polícia da Pensilvânia. Sua captura se deu após uma intensa operação que envolveu cerca de 500 policiais, com o apoio do FBI, além da mobilização de prefeituras e governos regionais.
 
Cavalcante, condenado pelo brutal assassinato de sua ex-namorada Débora Evangelista Brandão, fugiu da prisão escalando paredes, desencadeando uma das maiores caçadas da região. Durante sua fuga, ele percorreu aproximadamente 38 quilômetros, roubou uma van e um rifle, e ainda trocou tiros com um morador em South Coventry, condado de Chester, no leste da Pensilvânia.
 
O Departamento de Polícia da Pensilvânia expressou seu alívio após a captura de Cavalcante e agradeceu a todos os policiais envolvidos na operação, que trabalharam incansavelmente dia e noite para garantir a prisão do fugitivo.
 
Foto: Divulgação/
Cavalcante estava foragido desde 31 de agosto, quando conseguiu escapar da prisão escalando as muralhas. As autoridades haviam estabelecido um perímetro de busca, e o tenente-coronel George Bivens, responsável pela operação, afirmou na terça-feira (13) que estava certo de que o fugitivo estava dentro desse perímetro e seria capturado em breve.
 
A última vez que Danilo Cavalcante foi avistado antes de sua captura foi na cidade de South Coventry, onde roubou o rifle de um morador. A troca de tiros que se seguiu deixou muitos preocupados, mas a investigação sugeriu que Cavalcante não foi atingido e conseguiu escapar para uma área de floresta
 
As pistas que levaram à captura do brasileiro incluíram pegadas que coincidiam com o tipo de sapato que ele usava na prisão, o caminho até a floresta após o roubo do rifle e sua rota de fuga não-linear, inicialmente em direção ao sul da Pensilvânia, e posteriormente em direção ao norte.
 
Apesar das críticas iniciais à operação de busca pela suposta demora, o tenente-coronel Bivens defendeu a estratégia de cercar Cavalcante para “estressá-lo” até que ele ficasse sem rumo e fosse finalmente encontrado.
 
Durante a busca, escolas cancelaram aulas, e as autoridades pediram aos moradores que permanecessem em casa e trancassem as portas. A recompensa pela captura de Cavalcante chegou a atingir US$ 25 mil, e seu nome foi incluído na lista de procurados da Interpol.
 
A fuga de Danilo também resultou na prisão de sua irmã, que reside nos Estados Unidos. Embora as autoridades não tenham divulgado detalhes sobre a motivação da prisão, ela deve ser deportada.
 
A mãe de Danilo Cavalcante, Iracema Cavalcante, afirmou em entrevista ao jornal “The New York Times” que seu filho foi treinado para lutar pela sobrevivência e negou que ele representasse uma ameaça.
 
Danilo Cavalcante, foi condenado por matar a ex-namorada Débora Evangelista Brandão em 2021, na cidade de Phoenixville, nos Estados Unidos. Ele também é acusado de ter cometido outro homicídio em Figueirópolis, nos arredores de Palmas, em 2017, cujo caso ainda está em andamento na Justiça do Tocantins.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »