MENU

12/09/2023 às 19h44min - Atualizada em 12/09/2023 às 20h00min

‘Custa nos ouvir?’: Semana da PcD pede inclusão no debate de políticas públicas em Araguaína

Programação inicia dia 17, às 9 horas, com uma missa

Da Assessoria
Caminhada vai passar pela Avenida Cônego João Lima, Rua Dois de Julho até o Parque Cimba - Foto: Ascom Araguaína / Marcos Filho Sandes
 
“Nada sobre nós, sem nós. Custa nos ouvir?”. Esse é o tema da 5ª Semana Municipal de Conscientização da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura de Araguaína entre os dias 17 e 24 de setembro. Ao todo, serão oito ações que abordarão a importância das leis, políticas públicas e iniciativas que promovam mais inclusão e a integração das pessoas com deficiência nos debates e tomadas de decisões.

“Durante essa programação, queremos aproximar a comunidade do conselho, envolver mais pessoas e despertar a sociedade para assuntos como a importância do respeito e de incluir as pessoas com deficiência nas pautas sociais”, informou a diretora de Articulação dos Conselhos da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, Maria do Amparo Frasão.

Nesta edição, estão previstas audiências públicas, mostra dos atendimentos voltados para as pessoas com deficiência, baile inclusivo e a 3ª pedalada da inclusão. A programação inicia dia 17, às 9 horas, com uma missa na Capela Mãe da Divina Providência, no Setor Coimbra.

Uma das ações mais simbólicas da Semana Municipal de Conscientização dos Direitos da Pessoa com a Deficiência é a tradicional caminhada, que passa pela Avenida Cônego João Lima, Rua Dois de Julho e encerra no Parque Cimba. O evento já está na 9ª edição e será na quinta-feira, 21, às 7h30.

 

Parceiros e programação

A semana é resultado da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína (ADA), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Câmara Municipal de Araguaína.

Outras entidades como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAR), o Centro Especializado em Reabilitação (CER), Hospital do Amor, Clínica Escola Mundo Autista e o Grupo de Ciclistas Batons do Cerrado também são apoiadores do evento.

Confira a programação completa da 5ª Semana Municipal de Conscientização da Pessoa com Deficiência:

17 de setembro (Domingo)
9 horas: Celebração da Missa na Capela Mãe da Divina Providência, no Setor Coimbra / Responsável: ADA

18 de setembro (Segunda-feira)
9 horas: Audiência Pública na Câmara Municipal de Araguaína / Responsável: Câmara Municipal de Araguaína

19 de setembro (Terça-feira)
7h30: Fórum Municipal e Eleição das entidades do CMPD no auditório da OAB / Responsável: CMPD

20 de setembro (Quarta-feira)
8 horas: Mostra dos Atendimentos voltados para as PCD’s em Araguaína na UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) do Cimba / Responsável: APAE, SEMED, Clínica Escola do Autismo e Centro Dia

21 de setembro (Quinta-feira)
7h30: 9ª Caminhada das Pessoas com Deficiência de Araguaína com concentração na Praça das Bandeiras / Responsável: ADA

22 de setembro (Sexta-feira)
9 horas: Palestras “Inclusão e Ação: Pessoa com Deficiência no Centro do Debate” no CER-IV / Responsável: CER-IV

23 de setembro (Sábado)
20h30: 2º Baile da Inclusão no Lions Clube de Araguaína, no Setor Couto / Responsável: CMPD e Casa de Articulação dos Conselhos Municipal da Assistência Social

24 de setembro (Domingo)
16 horas: 3ª Pedalada Inclusiva com concentração e encerramento no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma / Responsável: Batons do Cerrado e ADA

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »