MENU

11/09/2023 às 18h55min - Atualizada em 11/09/2023 às 19h15min

Radares de trânsito em Araguaína vão passar por testes para evitar erros em medidores

Motoristas devem ficar atentos ao isolamento do trânsito durante as aferições

Da Assessoria
Ascom Araguaína
Foto: Divulgação
 
A Agência de Metrologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza a Verificação Inicial e Periódica de quinze radares de Araguaína nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro de 2023. Os motoristas que trafegam pelas avenidas devem ficar atentos ao isolamento do trânsito no período.

Os equipamentos passarão por aferição metrológica em operações de Verificação Inicial em dez novos radares fixos e móveis, e em Verificação Periódica em outros cinco já instalados. Conforme a Portaria nº 544/2014, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é obrigatória a verificação de radares de velocidade ao serem instalados, uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.

Para a execução do trabalho, é necessário o isolamento do trânsito durante os testes metrológicos, que duram em média quarenta minutos em cada local.

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira orienta que os motoristas estejam sempre atentos aos instrumentos de medição de velocidade. “Eles são, também, equipamentos de segurança, haja vista que informam – com base em estudos – qual é a máxima permitida na via”, informa a gestora.

Importância dos ensaios metrológicos
A aferição de radares tem por objetivo verificar se a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores está em conformidade com a velocidade permitida nas vias públicas, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e, se estão de acordo com o verificado Inmetro.

Nos ensaios metrológicos, um veículo oficial da Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média de dez vezes (para instrumentos novos) e cinco vezes (para instrumentos já existentes), com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.

Radares que serão aferidos:
Av. Santos Dumont Nº 1.440 – Setor Centro Comercial – Sentido Oeste / 15h40 – Av. Cônego João Lima Nº 1.070 – Setor Sul – Sentido Sudoeste / Av. Flor de Lins Nº 707 – Setor Mt. Jorge – Sentido Sudoeste / Av. Filadélfia com Rua Érico Veríssimo – Setor Jd. Filadélfia – Sentido Leste / Av. Filadélfia com Rua Érico Veríssimo – Setor Jd. Filadélfia – Sentido Oeste / Av. Filadélfia Nº 3.200 – Setor Recreativo – Sentido Leste / Av. Filadélfia Nº 3.239 – Setor D. Nelcia – Sentido Oeste / Av. 1º de Janeiro Nº2.565 – Bairro São João – Sentido Oeste / Av. José de B. Soares Nº 550 – Setor George Yunes – Sentido Leste / Av. José de B. Soares Nº 577 – Setor George Yunes – Sentido Oeste Rua Rodoviária Nº 679 – Setor Raizal – Sentido Noroeste e Sudeste / Rua Floriano Augusto com Posto Itamaraty – Loteamento Maracanã – Sentido Oeste / Rua Ademar Vicente Ferreira cruzamento com Rua Dom Bosco – Setor Centro – Sentido Sul / Rua Dom Bosco cruzamento com Rua Ademar Vicente Ferreira – Setor Centro – Sentido Leste / Av. Filadélfia próximo ao ponto dos fretes – Sentido Leste

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »