MENU

10/09/2023 às 22h06min - Atualizada em 10/09/2023 às 22h06min

Para celebrar o Dia do Cerrado, Naturatins e parceiros realizam ações no Jalapão

Atividades alusivas à data ocorrem nesta segunda-feira, 11, Dia do Cerrado, e terça-feira, 12, no município de Mateiros.

Shirley Cruz
Secom/Naturatins-TO
A paisagem exuberante proporciona diversos atrativos turísticos e influencia na economia de vários municípios - Fernando Alves/Governo do Tocantins
  
Para celebrar o Dia do Cerrado, bioma presente em mais de 87% do território tocantinense, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza nesta segunda-feira, 11, e na terça-feira, 12, no município de Mateiros, palestras e exposição de animais taxidermizados.
 
Organizada pela Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão e o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), a programação alusiva à data, que é comemorada no dia 11 de setembro, conta com apoio da Prefeitura de Mateiros; Secretaria de Estado da Educação (Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas), Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM), Projeto Varandas do Jalapão e Rádio Dunas FM.
 
As atividades programadas serão desenvolvidas pelas equipes do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na segunda-feira, 11, o evento ocorrerá no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), das 8 às 17 horas. Na terça, dia 12, a mesma programação será levada para o povoado Mumbuca. 

A taxidermia é uma arte de montar/empalhar animais para estudos científicos ou exibições, utilizando diversas técnicas de preservação, buscando atingir o maior grau de fidelidade possível. 
 

Sobre o Cerrado

Considerado o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado é abundante em biodiversidade com a maior parte da sua vegetação semelhante à savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas. Em relação aos recursos hídricos, o bioma Cerrado possui uma importância estratégica. É no Cerrado que nascem os rios que formam seis das principais regiões de hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica, e isso proporciona diversos atrativos turísticos na região, influenciando na economia de vários municípios.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »