MENU

08/09/2023 às 18h45min - Atualizada em 08/09/2023 às 18h45min

Governo fortalece laços com setor agropecuário na Expoema 2023 por meio do Gabinete Itinerante

O governador Carlos Brandão participou, nessa quinta-feira, 7 de setembro, da primeira edição do Gabinete Itinerante, durante a Expoema 2023. O projeto busca aproximar, ainda mais, o Governo do Maranhão do público, promovendo transparência e representatividade.

SECOM / MA
Foto: Divulgação
 
Em evento realizado na Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), o governador atendeu às secretarias, órgãos e representantes do setor agro. Brandão assinou decretos ambientais, termos de cooperação e realizou nomeações de servidores da Aged. Além disso, foi assinado o Projeto de Lei para criar o Selo dos Alimentos Orgânicos, bem como a assinatura do Termo de Cooperação Técnica da Agerp com as cidades de Jenipapo dos Vieiras, Monção, Serrano e Pastos Bons.

Na mesma ocasião, foram discutidos temas como o plano de recuperação ambiental, novas normas e procedimentos ambientais, além de um acordo de Cooperação Técnica para a regularização fundiária por meio do crédito fundiário. Outros projetos e iniciativas, como o Paz no Campo, o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) e a Feira da Agricultura Familiar, também foram apresentados. A agenda incluiu discussões relacionadas aos parques agropecuários, o Armazém do Empreendedor do Maranhão, a cadeia produtiva do gesso, rodadas de negócios e o programa Mais Renda.

Na oportunidade, junto à Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa), foram apresentados projetos relacionados a equipamentos e materiais de pesca, piscicultura, fábrica de gelo, fazenda marinha e entreposto de beneficiamento de pescado, entre outros.

O governador Carlos Brandão, que é graduado em Medicina Veterinária e tem ciência do meio agropecuário maranhense, defendeu o projeto do Gabinete Itinerante e a realização da Expoema 2023 como mais dois êxitos do Governo do Estado no estreitamento dos laços com este setor, que desempenha um papel significativo na economia do Maranhão.

“Hoje, a gente está fazendo aqui o projeto Gabinete Itinerante, trazendo o Governo para dentro do Parque de Exposições, com todas as secretarias ligadas aos setor primário da agricultura e pecuária. Apresentamos o que nós temos aos produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, para podermos fazer um grande debate”, afirmou o governador.

Brandão destaca, ainda, que os investimentos do Governo na realização da Expoema devem trazer enormes ganhos na movimentação da economia maranhense, inclusive, nas finanças e na qualidade de vida dos pequenos empreendedores e suas famílias.

“Esta é uma feira gigantesca, um investimento de cerca de R$ 7 milhões que vai girar e se transformar em, aproximadamente, R$ 100 milhões. Milhares de empregos serão gerados neste período, inclusive, para os beneficiários do Programa Mais Renda. A gente fica feliz porque sabemos que, ao aumentarem as suas rendas, os pequenos empreendedores conseguem equilibrar as finanças da família”, pontuou o governador.

O presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde, elogiou a iniciativa da primeira edição do Gabinete Itinerante, que abriu novas discussões em apoio ao setor.

“Foi muito importante essa aproximação que o governador fez com todos os produtores, trazendo a transparência de todas as ações que o Governo tem feito no Maranhão, e a oportunidade dos produtores contribuírem com as suas opiniões. Isso é de grande importância para que o Governo possa nos ajudar a produzir mais e com qualidade”, agradeceu o presidente da  Ascem.

Para o pecuarista Cláudio Azevedo, ao ouvir as necessidades e buscar soluções para os desafios enfrentados, o evento demonstrou o comprometimento do Governo em trabalhar em conjunto com o setor e gerar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável.

“Foi um momento muito bom. Pudemos discutir com toda a equipe do Governo, relacionada ao setor produtivo do estado, as políticas e os nossos entraves; desde a dificuldade no licenciamento, incentivos, agricultura familiar, a questão da Aftosa, para que a gente possa avançar para o status de ‘Zona Livre da Aftosa Sem Vacinação’. Aqui, nós pudemos colocar os nossos anseios e ouvir sobre as muitas ações que o governo tem feito”, pontuou Azevedo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »