MENU

05/09/2023 às 20h00min - Atualizada em 05/09/2023 às 20h00min

Ministério Público requer aumento da condenação de dono de clínica por morte de paciente em Araguaína

Com Informações MP - TO
Fórum da Comarca de Araguaína - Foto: Divulgação
 
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) interpôs, na última quinta-feira (31/8), recurso de apelação a fim de reformar a sentença que condenou Paulo Guttierre Duarte Leite a 22 anos de prisão pela morte de Douglas Honório Freitas, 29 anos. O crime aconteceu em 2016, em Araguaína.

Paulo Gutierre era dono do CTA – Salvando Vidas, uma clínica para recuperação de dependentes químicos.

No recurso, o MPTO alega que a sentença foi aplicada sem que houvesse sido calculado o valor referente à circunstância agravante de “meio cruel e tortura”, uma das quatro agravantes acatadas pelos jurados durante sessão do Tribunal do Júri ocorrido na última quarta-feira, 30.

Nesse sentido, o Ministério Público requer o aumento de pena para 23 anos e quatro meses de reclusão e mais quatro meses de detenção, por homicídio qualificado decorrente do emprego de meio cruel, uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima e crime cometido para assegurar a impunidade de outro crime, bem como fraude processual e ocultação de cadáver.

Além do aumento da pena, o recurso ainda pede a execução imediata da pena.

Entenda o caso
O crime aconteceu em 2016, em Araguaína. A vítima, Douglas Honório, foi trazida por sua mãe da cidade de Tucumã/PA e foi internado na Clínica Centro Terapêutico de Araguaína (CTA) para receber tratamento psiquiátrico.

Segundo restou apurado, após ser internado, a vítima foi torturada psicologicamente e agredida fisicamente, porque teria danificado uma televisão da clínica, oportunidade em que foi isolado, dopado e amarrado por Paulo Guttierre.

Depois de alguns dias, Paulo Guttierre simulou ter levado a vítima em seu veículo particular para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde teria acontecido uma suposta fuga do ofendido. Desde então, a vítima não foi mais vista por ninguém, havendo indícios suficientes de que Douglas foi morto por Paulo com auxílio de uma funcionária da clínica.

Guttierre teria ocultado o cadáver de Douglas no lago da represa do Rio Tocantins, na cidade de Filadélfia. O crime tera sido cometido para impedir eventual punição decorrente dos crimes de tortura que aconteceram no interior da clínica contra os pacientes lá internados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »