MENU

05/09/2023 às 18h16min - Atualizada em 05/09/2023 às 18h30min

Autoridades destacam ineditismos e relevância dos debates propostos pelo 1º Seminário de Legisladoras

Agência Assembleia
Deputada Daniella, procuradora da Mulher da Alema, fez uma saudação especial às delegações presentes ao evento - Foto: Agência Assembleia
 
Deputadas, vereadoras, secretárias, lideranças comunitárias, representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil destacaram o ineditismo e a importância dos debates propostos pelo ‘1º Seminário Nacional de Legisladoras - Mulheres no Poder’, que está acontecendo no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, nesta terça-feira (5). O evento é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), o presidente da Unale, Diogo Moraes, e a presidente da Unale da Região Nordeste, Ivana Bastos, coordenaram os trabalhos do evento, que reuniu milhares de pessoas, entre elas deputadas, vereadoras, secretárias municipais e estaduais, lideranças comunitárias e sociais de todo o país. 

Presente ao seminário, a deputada estadual Camila Toscana (PSDB), da Assembleia Legislativa da Paraíba, enalteceu o evento promovido. Ela foi a coordenadora do primeiro painel de debate abordando o tema ‘Participação Efetiva da Mulher nos Espaços de Poder’, tendo como debatedoras a senadora Daniela Ribeiro (PSD-PB), presidente da Comissão Mista de Orçamento do Senado Federal; a deputada federal Roseana Sarney (MDB-MA), secretária da Mulher na Câmara; Ana Graziella, especialista em Ciência-Jurídico Política, Eleitoral e Constitucional; e Maria Cláudia Bucchianeri, especialista em Direito Eleitoral.

“Quero parabenizar a presidente da Alema, Iracema Vale, pelo evento. O Maranhão está dando um grande salto para o aprofundamento desse debate, pois queremos ter mais mulheres em todos espaços de poder. O Estado é exemplo por ter uma presidente e uma bancada feminina composta por 12 deputadas estaduais. As mulheres maranhenses só têm a ganhar com um seminário dessa natureza”, disse a deputada paraibana, Camila Toscana.

Participação
Também participando do evento como palestrante, a deputada federal Roseana Sarney (MDB-MA), secretária da Mulher na Câmara, afirmou que o evento é um exemplo para o Maranhão e o Brasil. “Estou muito feliz em participar desse importante seminário. Os debates ajudarão as mulheres a ampliar ainda mais sua participação na política e em outros segmentos da sociedade”, enfatizou a parlamentar.

A senadora Eliziane Gama (PSD) fez elogio na mesma linha e disse que o Maranhão sai valorizado com o evento. “Precisamos ampliar todos os nossos espaços de poder, uma luta da presidente Iracema Vale e de todas nós, mulheres. Só assim teremos cada vez mais direitos assegurados”, afirmou.

Já a deputada estadual Daniella (PSB), procuradora da Mulher da Alema, fez uma saudação especial às delegações que vieram participar do seminário. “Quero dar boas-vindas a todos para esse momento importante, no qual vamos debater como ampliar a participação feminina em todos os segmentos de poder”, afirmou.

Os deputados estaduais também destacaram a realização do seminário, a exemplo de Rafael (PSB). “Mulheres de todos os setores, representantes de suas áreas de atuação, estão presentes nesse evento, que marca um grande momento para a discussão de um tema tão relevante que é a ampliação da participação feminina em todos os segmentos.

Uma das mais de duas mil pessoas inscritas para participar do seminário, a servidora pública Maria Wanda Silva, de Urbano Santos, relatou que a iniciativa é uma oportunidade única para as mulheres debaterem temas relevantes para a causa feminina. “Fiz questão de participar do evento por ser um momento de aprendizagem e valorização da mulher. Estou buscando me atualizar na defesa dos nossos direitos”, disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »