MENU

03/09/2023 às 11h20min - Atualizada em 03/09/2023 às 11h20min

Governo e população comemoram aniversário de São Luís com nova escola e estádio modernizado

Da Assessoria
Secom/MA
Governo inicia entrega de obras e serviços em comemoração ao aniversário de São Luís (Fotos: Gilson Teixeira e Fernando dos Anjos)
  
O governador Carlos Brandão deu início a uma série de ações e entregas de obras em comemoração ao mês de aniversário de 411 anos de São Luís, nesta sexta-feira (1º), com a inauguração do modernizado Estádio de Futebol da Vila Luizão e do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, no Residencial Ribeira.

Estas ações fazem parte de um arrojado programa de investimentos do Governo do Maranhão na capital, que entregará 120 obras ao longo do mês de setembro, totalizando um investimento de R$ 160 milhões, é o que explica o governador Carlos Brandão.

“Iniciamos setembro com uma programação extensa de entrega de obras, primeiramente com a inauguração do Estádio de Futebol da Vila Luizão, que a região tanto cobrava para o esporte e o lazer. No Residencial Ribeira, entregamos uma escola que vai atender a 800 alunos e muitas outras obras estão por vir ao longo deste mês em São Luís, que está completando 411 anos de fundação”, disse o governador. 

 

Estádio Luizão



Localizado entre as avenidas Mar e Sol e João Alberto, o Estádio de Futebol da Vila Luizão passou por intervenções de reforma e ampliação. A obra envolveu construção de muretas, colocação de alambrados, plantio de grama, pintura, recuperação de banheiros e sede administrativa, ampliação das arquibancadas, reforma dos vestiários e construção de rampas de acessibilidade.

Além disso, houve a instalação de drenagem e um sistema de irrigação por aspersão semiautomática em um campo, proporcionando controle da água. Também ocorreu arborização e instalação de caramanchões de madeira ao longo da Avenida Mar e Sol.

“Era uma reivindicação antiga da população, porque aqui sempre foi uma referência esportiva. A entrega de hoje não é apenas uma reforma, a Agência Executiva Metropolitana tomou o cuidado de fazer uma intervenção profunda nesse campo de futebol, brindando a população com uma praça de esportes toda equipada. Nós temos drenagem semi automática, irrigação, vestiário adequado para os atletas, e um centro administrativo que vai tomar conta deste campo”, pontuou o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Leônidas Araújo.

Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Naldir Lopes, o novo Estádio de Futebol da Vila Luizão é uma benfeitoria aos atletas profissionais e amadores da comunidade. “O governador, sensível à causa esportiva, pediu que nós da Sedel e da Agem nos uníssemos para reformar este campo. Então, quem ganha com tudo isso é a sociedade maranhense, inclusive, este é o primeiro presente de setembro, em alusão ao aniversário da nossa querida São Luís”, destacou o titular da Sedel.

Luís Henrique Rocha, que é professor da escolinha de futebol Inter Missão Vida, comemora o novo espaço digno para os treinamentos das crianças, jovens e adultos da comunidade.

“Na minha vida, o esporte representa muito. Eu tenho uma escolinha de futebol chamada Inter Missão Vida, em que eu trabalho com crianças de 7 anos a jovens de 19 anos, além de adultos. E essa reforma do estádio é um presente para cada praticante do esporte aqui na região. Para nós, é mais um espaço digno de treinamento e a prática digna do esporte e a nossas competições”, comemorou o professor. 

 

C.E. Nossa Senhora de Fátima



No Residencial Ribeira, Carlos Brandão inaugurou o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima. A escola projetada e construída pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), conta com estrutura que dispõe de 10 salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros acessíveis e deve atender estudantes da Ribeira e de comunidades vizinhas.

O secretário de Estado de Governo (Segov), Márcio Machado, enfatizou que, ao entregar escolas como Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, o governo consegue assegurar um futuro com grandes oportunidades aos estudantes. “A educação é tudo, é futuro, é presente. Aqui, o governo está entregando à população da Ribeira uma escola feita com muita qualidade”, afirmou.

A escola é um anseio antigo da comunidade, conquistada por meio de uma luta encabeçada pelo padre Luís Carlos, que envolveu todos os moradores da região, ansiosos por uma unidade educacional pública e com qualidade para os jovens do bairro e adjacências.

“Sou missionário aqui desde 2016, e quando cheguei, a comunidade da RIbeira vivia um caso de abandono. Como líder comunitário e religioso, fomos em busca das autoridades do estado, e tivemos esse abraço de muita solidariedade, esse olhar aos desafortunados. Hoje, neste dia tão especial, o governo nos contempla com essa escola que é um anseio da comunidade, que precisava muito desse instrumento de transformação para as famílias, os jovens e crianças”, agradeceu o padre.

Para a dona de casa Paula Matos, a implantação da escola próxima de sua casa trouxe alívio de preocupações em relação à distância e deslocamento dos filhos, e irá facilitar, ainda, o acompanhamento do rendimento das crianças junto aos professores.

“Hoje estamos muito felizes, pois agora temos uma escola perto de casa para a gente acompanhar diariamente os nossos filhos. Nós estamos muito contentes e agradecemos demais ao governador Brandão”, destacou a dona de casa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »